Top

Quando fiz o post sobre viajar sozinha me lembrei na hora de quando fui para a China, em 2014, visitar a Canton Fair. Também viajei sozinha, apesar de ter tido companhia de pessoas durante a feira.

Meu voo chegava por Pequim e queria muito ter visto a cidade toda, mas como ia emendar férias depois da feira e já ia ficar 30 e tantos dias longe, só pude parar por duas noites lá!

Uma coisa era certa, eu queria ir ver a Muralha da China. Eis que aí passei por mais uma dessas aventuras de viajante solitária que depois viram episódios super divertidos!

Cheguei em Pequim quase as 15:00h e já não pude ver muita coisa. Tinha escolhido um hotel perto do Temple of Heaven justamente para poder ver algo mais do que somente a muralha durante minha passagem por Pequim. Este é o templo que a Disney construiu uma réplica dentro do Epcot e nas minhas visitas ao parque eu sempre imaginava como o verdadeiro deveria ser lindo!

Já no hotel, tomei um banho e fui direto para lá, mas quando cheguei no parque descobri que todos os templos fechavam às 17:30h, e assim fui embora frustrada e vendo somente o teto do templo. Razões pra voltar não é mesmo? Mas não desanimei.

O mais próximo que cheguei do Temple of Heaven!
O mais próximo que cheguei do Temple of Heaven!

Mas, e a Muralha da China?

Voltando à Muralha da China, eu sabia que o hotel vendia pacotes de day tours pois uma amiga já havia se hospedado lá e comentado comigo, mas é lógico que os passeios para o dia seguinte já estavam todos lotados. Mais uma frustração e eu não estava nem há 4 horas na cidade. Não conseguia me conformar que não veria a muralha de perto! Fui para a internet ver se achava algum tour em sites chineses e acabei encontrando uma agência que conseguiu se comunicar em inglês comigo no telefone (quem já foi me entenderá!). Me passaram o telefone do guia com quem combinei o horário. Disse a cor da blusa que eu estaria para ele me reconhecer e meu nome. Ele disse que o tour não saia do meu hotel mas que viriam me buscar as 7h00.

Quando comentei com meu marido como consegui o passeio, ele me chamou de louca, marcar algo assim pelo telefone sem conhecer as pessoas! Que eu deveria ter medo… Confesso que a pessoa aqui não pensou nisso na hora de reservar. Já quando vieram me buscar num carro preto deu um medinho, afinal os chineses mal falam inglês e o motorista da ocasião não falava nenhuma palavra e você entra no carro e fica tipo a música: deixa a vida me levar… 

Mas tudo deu certo e em meia hora eu estava na frente de outro hotel encontrando o guia e o grupo com quem eu iria passar o dia! Ufa!

Mas vamos à parte informativa da coisa…

Existem várias seções da Muralha da China para se visitar visto seu tamanho imenso. Algumas são bem populares, outras nem tanto. Algumas já foram bem restauradas e outras estão completamente intocadas e preservam sua aparência original.

A mais popular e visitada de todas, por ser mais próxima de Pequim e a que as empresas turísticas chinesas mais oferecem em seus pacotes é a Badaling. Esta seção é sempre lotada e quando li sobre a quantidade de pessoas que a visitam já descartei na hora.

Outra seção com mais ou menos a mesma distância de Pequim mas não tão lotada é a Mutianyu. As minhas amigas que já haviam visitado a China já tinham me falado bem desta seção e foi a que eu escolhi para visitar. Está totalmente restaurada e é a mais child friendly de todas, mesmo eu não achando que uma criança vá se divertir com a quantidade de degraus que existem para subir neste lugar! É pesado até para adultos!

A seção de Simatai é a que conserva a aparência mais original de todas por nunca ter sido restaurada. Ela fica mais afastada de Pequim, cerca de 2 horas e meia e dizem que tem uma paisagem espetacular.

A seção de Mutianyu e meu Day Tour

Depois de uma hora e meia no ônibus com um grupo de 15 pessoas, chegamos a uma região bem diferente de Pequim, super rural. Ao pé da muralha paramos num café e fomos comprar os tickets para subir com um bondinho que leva até o alto. Existem caminhos alternativos onde se pode subir andando, mas demoraria um pouco mais. Inclusive várias empresas oferecem dias de caminhadas de 3 a 5 horas de duração entre uma seção e outra.

 

Tínhamos uma hora e meia para passear pela muralha e assim que peguei o bondinho já me deu aquela sensação de felicidade de estar riscando mais um daqueles itens da Bucket List! Mal conseguia acreditar que estava lá! A sensação é incrível! É uma mistura de muita história com uma grandiosidade inexplicável e é emocionante ver tudo ao vivo, principalmente depois de curiosidades que o guia contou no caminho até lá! As fotos realmente não conseguem transmitir a grandeza do lugar!

 

Minha vontade era ficar lá andando e contemplando o dia todo, mas infelizmente como todos os tours, uma hora temos que ir embora! Se eu for novamente com certeza me prepararei mais antes, buscando um tour de caminhada pela muralha, algo que me deixe passar mais tempo ali e conhecer mais seções.

O Day Tour vale a pena?

Sim, o Day Tour foi muito legal! Para um dia apenas acho que deu para fazer bastante coisa! Começamos o dia indo até a muralha e para isso andamos por Pequim onde o guia foi apontando locais importantes e contando um pouco da história da cidade. Os guias são todos contratados pelo governo e portanto sempre a favor da política e de como as coisas funcionam no país comunista.

Depois de visitar a Muralha da China fomos almoçar em um restaurante de produtores locais, ou country restaurants, que são típicos ali e você come no tradicional estilo chinês. Muitos legumes plantados por eles mesmos acompanhados por muito arroz e chá! Era bem saboroso!

Depois do almoço fomos até o National Stone Place, um local onde se pode ver como as peças em Jade, pedra símbolo chinesa, são produzidas e onde nos explicam a importância da pedra para os chineses. Ali tem um museu e também uma loja onde pude também fazer umas comprinhas.

Depois disso fomos a uma tradicional casa de chá onde fizemos uma degustação com explicação de como cada tipo de chá deve ser consumido e o tempo de infusão etc.

Saindo dali estávamos próximos ao Ninho de Pássaro de onde só pude tirar uma foto de longe e voltamos para o hotel!

Eu adorei a experiência e recomendo, porém gostaria de ter tido mais tempo na cidade para poder conhecer tantos outros pontos famosos e milenares!

Curiosidades sobre a Muralha da China segundo nosso guia

A muralha começou a ser construída há cerca de 2.300 anos, passando por diversas fases e dinastias diferentes. Também por conta da extensão, foi erguida em diversos relevos diferentes, atravessando inclusive o deserto de Gobi. Por conta destas razões e como o material usado para construção era o disponível no local, cada seção pode ter diferentes materiais e características físicas.

É Patrimônio Mundial da Unesco e desde 2007 considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. E é realmente uma maravilha!

muralha-da-china-9

Em 2012 foi feita a primeira medição oficial documentada da história e constatado que ela mede  21.196,18 Km de extensão incluindo tudo que alguma vez já foi construído, mesmo as partes que hoje já não existem mais.

Toda a muralha que vemos hoje foi construída durante Dinastia Ming, a terceira dinastia chinesa, em mais ou menos 240 anos, por mais de 2 milhões de pessoas (!!!) e mede 8.851 km de extensão.

Para cruzá-la de ponta a ponta seria necessário um ano de caminhada, alguém se habilita?

Acredita-se que mais de 1/3 da muralha desapareceu sem deixar rastros.

A maioria dos operários responsáveis pela construção da muralha que vemos hoje eram presos e estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenham morrido durante a construção. Elas eram então enterradas na muralha mesmo, vindo a fazer parte da mesma, evitando assim contaminar outros trabalhadores! Louco né?

Encantador!

Encantador!

Quando ir

As melhores estações para visitar a Grande Muralha da China são Primavera e o Outono!  Na primavera ela é um pouco menos lotada que no outono e o clima é um pouco mais agradável. Eu visitei na Primavera, em meados de abril, e achei bem lindo o entorno todo verdinho!

E aí? Alguém já visitou alguma outra seção?

A Dorotéia e a Muralha!

A Dorotéia e a Muralha!

Ps: a Dorotéia é a minha mascotinha e viaja comigo (quando eu não esqueço ela em casa)! Vai aparecer por aqui de vez em quando 🙂

(Visited 55 times, 1 visits today)

Comentários:

  • Fernanda Romeiro

    14 de outubro de 2018

    Olá Natália! Tudo bem? Estou planejando uma viagem para maio de 2019! Pode me passar o contato da agência e os valores que pagou pelo day tour? Abraços!

    responder…

envie um comentário