Top

Oi Gente!

Na semana passada passamos dois dias em Cambará do Sul para comemorar nosso aniversário de casamento! Cambará fica no Rio Grande do Sul mas é divisa com Santa Catarina. O local tem como cartão postal o Cânion de Itaimbezinho e é a porta de entrada para os Parques Aparados da Serra e Serra Geral. (sobre o estado dos parques farei minhas considerações no final)

O local convida para atividades ao ar livre e é um prato cheio para quem gosta de estar em contato com a natureza e fugir do agito!

Como chegar

Nós estamos em Brusque, Santa Catarina, fomos de carro, viagem que levou 5 horas, sendo que 1 hora é o que leva a estrada de pouco mais de 25km de estrada de terra até lá. De Porto Alegre são 180 km e de Florianópolis são 300 km. O caminho é lindo, com vista dos imensos paredões que começam a aparecer, mas com certeza uma estrada pavimentada tornaria tudo um pouco mais agradável.

Para mapas e mais distâncias acesse este site aqui!

Quanto tempo ficar

Depende de quantas trilhas e passeios você pretende fazer, mas duas noites é suficiente para conhecer bem a região.

Onde Ficar

Existem muitas pousadas de montanha em Cambará do Sul, para todos os gostos e bolsos! Como estávamos comemorando uma data especial, escolhi um lugar especial também! Nos hospedamos no Parador Casa da Montanha Ecovillage. Inspirado nos lodges africanos o hotel é o primeiro no país a trazer o conceito de Glamping, que significa acampar com glamour.

Hotel visto do outro lado do rio

São barracas/ tendas térmicas, posicionadas respeitando o relevo do terreno e que misturam elementos naturais e rústicos com um toque de requinte. São 3 tipos de acomodações disponíveis:

• Suíte Superior – a mais espaçosa e mais luxuosa. Um chalé com telhado de palha santa-fé, com varanda com lareira e jacuzzi. Achei bem bonita mas é que tem menos privacidade também, já que em frente fica a passarela que leva ao spa e portanto existe circulação de pessoas.
As tendas mais luxuosa a caminho do Spa!

• Barraca Suíte – intermediária, foi a que escolhemos. Bem privativa em estilo barraca mesmo, tem um ofurô na varanda que tem vista do rio, banheiro com chuveiro, sofá, cafeteira Nespresso, frigobar e mini bar. Adorei esta opção pois tivemos conforto e muita privacidade. Os ofurôs têm abastecimento de água do rio.
    Na nossa barraca tinha um ofurô com esta vista linda!

Quarto rústico e bem aconchegante!

Amenities L´Occitane!

• Barraca Luxo – é a mais simples, sem ofurô e sem chuveiro. Como ela é menor, conta apenas com uma bancada com pia e vaso sanitário. Para o banho existe uma sala de banho  coletiva com 4 chuveiros privativos que é disponibilizada para estas acomodações. Estas barracas são bem mais em conta que as demais, mesmo assim, pelo preço, é possível se hospedar em quartos bem melhores em pousadas próximas. Na nossa opinião não vale a pena. Mas como digo, estas opiniões são muito pessoais.

O hotel tem um serviço fantástico. Já nos receberam com champagne e todos os funcionários atendem com boa vontade e são simpáticos.

Tábua de pães, queijo e geleia no n osso quarto como cortesia em nossa chegada!

O café da manhã é delicioso e farto e está incluído no valor da diária. As demais refeições não. O almoço funciona com esquema de buffet livre. Almoçamos um dia, mas achei o preço um pouco salgado para quem come o tanto que eu como. Buffet Campeiro custou R$80,00. Já o jantar funciona dividido por pratos, que você escolhe, por R$25,00 cada. Por exemplo: Se pedir a salada + risoto custará R$50,00. Todo dia as opções são diferentes. Achei a comida bem boa e visto que o lugar não tem muitos restaurantes próximos e a estrada de barro é ruim, você vai acabar comendo por ali. Uma coisa que achei bem legal é que a partir das 16:30h eles servem várias comidas locais como geleias, strudel, pinhão, chá e café como cortesia!

A estrutura do hotel também é muito legal. Apesar de pequeno, conta com um spa L´Occitane, uma sala comum com lareira e mesa de snooker, um deck bem legal para curtir o pôr do sol e uma agência própria que organiza todo tipo de passeios, tanto aos Cânions quanto dentro do hotel mesmo, como passeio à cavalo, passeio de quadriciclo e bicicleta. Amamos! Um toque é que nas segundas feiras o spa é fechado então veja com antecedência se a terapeuta poderá atendê-lo caso você deseje ficar ali numa segunda. Eu consegui, mas como ao reservar você ganha 50 minutos de tratamento como cortesia, caso ela não tivesse disponibilidade eu teria saído bem chateada.

Sala da área comum com lareira, bar, mesinhas! Super fofo!

Spa L´Occitane no hotel. Super indico a massagem relaxante e reflexologia!

Uma dica pra quem quiser curtir o ofurô bebendo um vinho: leve garrafas de vinho para beber no quarto! No jantar você não terá escolha, mas qualquer vinho no hotel custa uma pequena fortuna (o mais barato custava R$95,00). Não nos atentamos a este detalhe e bebemos mesmo assim, mas teríamos bebido vinhos muito melhores pelo preço que pagamos.

NZM05378

Outras duas opções que considerei e acho que devem ser bem legais foram: Morada dos Canyons, que fica bem mais embaixo, com vista privilegiada dos cânions e o Cambará Eco Hotel. Todos com ótima estrutura e belas paisagens! Vale a pena orçar! Veja ainda outras opções nesse link.

Quando ir

Os cânions são lindos sempre, mas para ter dias mais claros e com a estrada um pouco melhor, vá na época seca! Os meses mais chuvosos são janeiro, fevereiro e setembro! Evite estes meses de chuva por lá! Também lembre -se que o pior inimigo de quem visita os cânions é a neblina, que pode aparecer a qualquer momento. Prefira fazer os passeios pela manhã, quando o tempo por lá é bem mais aberto e a garantia de belas paisagens é maior! Fomos no dia que chegamos durante a tarde e não vimos nada!

A Neblina não deixou a gente ver nada no primeiro dia de tarde!

O que fazer

Primeiro de tudo, ver cânions! Os dois principais e mais próximos da região são o Itaimbezinho e o Fortaleza.

Cânion Fortaleza

Fica no Parque Nacional da Serra Geral, fundado em 1992 e que tem mais de 17 mil hectares. É famoso e já apareceu na TV, como na Casa das 7 Mulheres, que foi gravada ali. É muito imponente. As fendas têm 2km de distância entre si, paredões de 900 m de altura e 7,5km de extensão. É realmente grandioso! Mas não invente de chegar com seu carro até lá ao não ser que seja um 4×4! A estrada é realmente péssima e vai detonar qualquer carro! Juro!

Cânion Fortaleza e sua imponência!

Contratamos o passeio no nosso hotel e custou R$135,00 a pessoa. Ele fica a 1 h de carro, considerando a estrada péssima, pois são apenas 30km. É um passeio que dura meio dia.

Ali existem três trilhas: a do Trilha do Mirante, a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e a Trilha da Pedra do Segredo.

Nós fizemos a Trilha do Mirante. Ela é bem fácil com pouco mais de 3km de caminhada e não exige nada de técnica e nem um preparo físico exemplar. Ela chega ao mirante de onde é possível ver mais de 80% do cânion! Em dias claros é possível ver a planície catarinense e o litoral gaúcho como a praia de Torres dali, também super interessante. Além do mirante também andamos na borda do cânion.

No início da trilha do Mirante!

Vista do topo!

Outro ângulo do topo do mirante!

A Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e a Trilha da Pedra do Segredo podem ser feitas juntas, já que a segunda é continuação da primeira. Somadas têm 4,7km e duram algo em torno de 2:30h.

Esta trilha desce, passando pelas três quedas d´água da cachoeira do Tigre Preto, passando por cima dela e tendo a possibilidade de ver ela de frente também. Seguindo adiante, você vai avistar um bloco de rocha de cinco metros de altura e 30 toneladas, equilibrado em uma base de apenas 50 centímetros, a Pedra do Segredo!

Para fazer as três trilhas programe um passeio de dia todo com o guia. Nós não fizemos, pois também queríamos relaxar e curtir o hotel.

Nenhuma parte do parque tem cordas ou cercas para bloquear a passagem, por isso cuide ao se aproximar das bordas para fotos!

NZM05456

O parque é aberto todos os dias da semana das 8:00h às 18:00h, sendo que todos os visitantes devem deixar o local neste horário. Evite visitar em feriados, pois fica lotado. Nosso guia comentou que no feriado do dia do trabalhador entraram 2.600 pessoas no parque, gerando inclusive engarrafamento de carros! Fomos numa segunda feira e estava praticamente vazio! É bem melhor para contemplar o lugar e relaxar!

Cânion Itaimbezinho

Fica no Parque de Aparados da Serra e é o cartão postal da região. Tem 5,8 km de extensão e imponentes paredes de 700 m de altura, sendo que tem apenas 600 m de largura, sendo possível ver as paredes do outro lado bem de perto!

Cânion Itaimbezinho!

Ali podem ser feitas três trilhas, duas na parte superior do cânion e uma na parte de baixo em seu interior. São elas: Trilha do Vértice, Trilha do Cotovelo e Trilha do Rio do Boi.

Árvores no início da Trilha do Vértice

A Trilha do Vértice tem 1,5 km e a Trilha do Cotovelo, 6 km. Todas elas são bem fáceis e planas, não requerem conhecimento técnico e podem ser feitas no mesmo dia. Para fazer as duas reserve meio dia. São duas trilhas lindas, com vista de cachoeiras e paredões. Na trilha do Cotovelo você caminha por uma antiga estrada e também pela borda do cânion. Aqui existem cordas para segurança e mirantes, que estão bem mal conservados, mas isso deixo pro final!

Vista da cachoeira na Trilha do Vértice!

Paisagem linda na trilha do vértice!

Mirante na Trilha do Cotovelo

Trilha do Cotovelo

Paisagem linda no fim da Trilha do Cotovelo!

A Trilha do Rio do Boi sai de Praia Grande, SC e deve ser agendada com antecedência. Ela é a mais longa e a mais difícil e apenas permitida com guia. A distância é de 8km, contornando o Rio do Boi e portanto passando várias vezes dentro da água. Evite fazer esta trilha no inverno já que a incidência de sol lá embaixo é baixa e, segundo nosso guia, se tiver medo de aranhas e cobras, não vá.

Para o Itaimbezinho, que ficava a 9km de distância de nosso hotel, não contratamos passeio e nem acho necessário. Você pode ir com seu carro mesmo. A estrada não é boa, mas é a mesma que você vai usar para chegar no seu hotel. O parque não abre nas segundas feiras, portanto preste atenção na hora de montar seu roteiro. Abre das 8:00h às 17:00h e o último horário para começar a trilha do cotovelo é às 15:00h. O parque possui estacionamento, banheiros e centro de informações.

Adorei!

Adoramos também, mas achamos o Fortaleza mais impressionante!

O que levar

Vista roupas confortáveis e algo para cortar o vento, tipo um anorak ou casaco. Venta bastante, principalmente no cânion Fortaleza. Calce tênis ou botas de trilha. Evite sapatos sociais tipo botas de couro. Leve protetor solar, água e lanchinhos se quiser parar e comer algo, pois dentro dos parques não existe nada para comer ou beber para comprar.

Considerações

Aqui preciso deixar registrada minha opinião e desabafo, já que acho que o blog não pode ter a função apenas de registrar as coisas boas do lugar, e sim a de fazer turismo consciente também!

A natureza desse lugar é maravilhosa e impressionante, mas realmente, visitando estes dois parques, principalmente depois de voltar da África do Sul que te convida a explorar com uma estrutura invejável, percebemos o quanto não estamos preparados para o turismo no Brasil e o quanto o dinheiro que pagamos não é reinvestido.

Placas destruídas no caminho

Para terem uma ideia de quanto foi roubado, em Dezembro de 2016, por falta de dinheiro e problemas de licitação, os contratos firmados entre governo federal e empresas prestadoras de serviços não foram renovados, sendo eles: guardas florestais, biólogos, pessoas responsáveis pela limpeza etc. Com isso, os parques ameaçavam ser fechados ao público, algo que traria grande transtorno, visto que é a maior fonte de renda da região, movimentando pousadas, restaurantes e agências de turismo.

Mesas de pic nic abandonadas e deterioradas no Itaimbezinho

Para evitar o fechamento dos parques, a comunidade de Cambará do Sul e cidades vizinhas criou o projeto #somostodosparque, onde voluntários trabalham na portaria, limpando e cuidando dos locais, para que eles possam continuar sendo visitados.

#somostodosparque

Antes cobrados, os valores de ingresso não existem mais, hoje substituídos por uma caixa de doações, onde cada visitante pode contribuir para que eles possam manter as atividades. As empresas privadas também contribuem.

Leia mais aqui!

É triste e revoltante ver mirantes, decks, bancos e mesas de pic nic, que podiam estar sendo usados, deixando o parque mais bonito e trazer ainda mais pessoas, abandonados, completamente tomados pelo tempo, com madeiras apodrecendo e sem cuidado. Isto já aparece na chegada, onde o viajante já se questiona por que o caminho não é pavimentado. Existe uma placa de 2014 sobre a pavimentação da via em 3 anos, num custo que ultrapassa 40 milhões de reais! Pois bem, estamos em 2017 e não se vê nenhum asfalto por lá!

Bancos abandonados

Decks podres e quebrados!

Muito triste ver um lugar tão lindo assim jogado!

É frustrante, como pessoa que ama viajar, ter vontade conhecer as belezas do nosso país e se deparar com esse descaso, que com certeza se estende por todo o Brasil. Acabamos nos desanimando de fazer turismo por aqui.

Estes parques têm um potencial enorme, são lindos e torço para que a situação melhore e o dinheiro seja mais bem investido! Temos sorte de ter pessoas como os voluntários ajudando estes lindos pontos turísticos!

É isso gente!

Obrigada a todos pela visita e até o próximo post, que vai ser repleto de animais da Savana!!!

(Visited 225 times, 1 visits today)