Top

Já falei um pouco sobre El Nido, nas Filipinas, no post que escrevi sobre o Miniloc Island Resort, aqui, mas hoje vim contar tudo o que fizemos além dos dias no Miniloc e tudo o que você precisa saber para ter dias perfeitos por lá! Resumindo, um roteiro completo para o paraíso!

Vamos ao começo…

Um pouquinho sobre as Filipinas

As Filipinas ou República das Filipinas, é um conjunto com mais de 7 mil ilhas no Sudeste Asiático, ao Leste do Vietnã entre o Mar da China e o Mar Filipino. Faz fronteira marítima com Taiwan, Malásia e Indonésia e tem mais de 100 milhões de habitantes, sendo um dos países mais populosos do globo!

Como tiveram colonização espanhola a partir do século 16 e por mais de 300 anos, e depois ficaram sob domínio americano por 37 anos, o país tem tradições completamente diferentes de seus vizinhos hindus e budistas da Ásia. Ali 82,9% da população é católica e você vai ver várias pessoas e coisas com nomes de influência espanhola como a cerveja do país, que se chama San Miguel, por exemplo (e é muito boa e barata hehehe). A influência espanhola também pode ser percebida no nome das ilhas, como Coron, El Nido e Luzon, por exemplo! Os idiomas oficiais são inglês e filipino ou tagalo.

Também comemoram o Natal e datas religiosas e em vez de templos, você pode ver igrejas. Confesso que é um pouco contrastante quando se está pela Ásia fazendo tours em países como Camboja e Tailândia, mas muito interessante. Achei super fofo que fomos perto de dezembro e eles ouvem músicas natalinas no carro!

As pessoas são super amáveis e simpáticas e abertas para falarem da sua vida, da cultura e fazem de tudo para que você se sinta bem vindo e querido nos lugares.

Por outro lado, as águas paradisíacas e turquesas contrastam com a pobreza. Apesar de as Filipinas estarem em crescimento econômico constante e o turismo estar ajudando a desenvolver várias ilhas até pouco tempo atrás bem virgens, as vilas são muito pobres e aconselho a todos que quiserem visitar o país a irem de coração aberto, tenho certeza que a beleza natural vai superar tudo! A estrutura ainda é bem precária e inexistente em muitos locais, mas é o que faz com que o lugar seja ao mesmo tempo tão encantador.

Falo disso pois, gosto muito de visitar destinos exóticos, pouco explorados e onde eu possa extrair ao máximo de uma cultura e costumes diferentes dos meus, e esse detalhe geralmente não me incomoda e neste caso, não me incomodou em nada, mas não vá esperando a estrutura de Cancún ou Nassau, por exemplo! É sempre bom ter em mente o que se vai encontrar pelo caminho!

De qualquer forma, sempre existem hotéis bons para escapar da cidade! E vou contar tudo mais adiante…

Para viajar sabendo!

Para viajar sabendo!

Depois de visitar Coron por 5 dias, nós voamos para El Nido para ficar por lá mais uma semana, e dividimos nossa estadia em duas partes: a primeira ficando próximos à El Nido Town para fazer os island hopper tours e conhecer e a segunda parte, nos hospedamos no Miniloc Island Resort,  na ilha de Miniloc, que contei tudo aqui!

Sobre El Nido

El Nido é uma vila de pescadores que fica bem ao norte de Palawan, no arquipélago de Bacuit, repleto de várias ilhas lindíssimas! Na prática, a região toda do arquipélago de Bacuit acaba popularmente sendo chamada de El Nido! Mesmo sendo considerado um dos principais destinos turísticos do país, El Nido ainda fica bem atrás de destinos massivamente turísticos como a Tailândia, nos quesitos lotação e estrutura, e isso é muito bom! Mesmo com mais turistas do que em Coron, ainda não é superlotada como Maya Bay, em Koh Phi Phi, algo que vem mudando nos últimos anos (vá logo!!!). As principais atrações de El Nido são Big Lagoon, Small Lagoon e os tours A, B e C, conhecidos como island hopper tours, que visitam várias praias escondidas em diversas ilhas!

 

 

El Nido Town vista de cima. É uma vila de frnte para o mar, mas a pria ali, apesar de não ser feia, não é limpa nem boa para banho. É de onde saem os passeios. Foto: Asiatatler.com

El Nido Town vista de cima. É uma vila de frente para o mar, mas a pria ali, apesar de não ser feia, não é limpa nem boa para banho. É de onde saem os passeios. Foto: Asiatatler.com

 

Ruas de El Nido Town! Foto: Travel Gourmand

Ruas de El Nido Town! Foto: Travel Gourmand

Em terra mesmo, existem várias praias para visitar e para se hospedar, mas a melhor atração são mesmo as ilhas próximas!
mapa-FILIPINAS-PALAWAN

Palawan está posicionado num local das Filipinas que os moradores dizem ser abençoado, já que os tantos tufões que atingem o país todo ano não atingem diretamente essa região, que é bem pouco afetada, embora sinta os efeitos em forma de ventos, chuvas e tempo feio.

Quando ir?

Como tudo o que queremos num destino assim é céu azul e dias de sol, este é um ponto muito importante pra ser considerado!

Sobre o calor, não se preocupe! Nas Filipinas faz calor o ano inteiro e a temperatura mais baixa costuma ser 25°C e a mais alta pelos 30°. O mar é quentinho o ano inteiro, com temperaturas que variam entre 27°C a 31°C.

Neste caso, o fator mais importante a ser considerado são as chuvas, afinal elas podem arruinar sua visita ao paraíso! Mesmo que até em épocas secas não estamos livres de um dia feio, a tendência é acertar mais! A estação chuvosa vai de junho a outubro e a seca de novembro a maio.

Como já comentei, além das chuvas, as ilhas nas Filipinas são afetadas por muitos tufões ou furacões tropicais todos os anos. Para ter uma ideia, a média anual é de 15 tufões. Apesar desses fenômenos não terem data certa para ocorrer, exite uma época alerta vermelho e que deve ser evitada! Esta época vai de junho até novembro, mas já existiram casos de tufões em dezembro também.

Sendo assim, uma viagem ideal para lá seria de dezembro a maio, sendo que, quanto mais longe do fim da estação molhada ou de tufões você tiver, mais chances de céu azul. Acho que se pudesse escolher qualquer época, eu iria de janeiro a abril, por exemplo. Nós não tínhamos como fazer esta viagem nestas datas, e, por isso, fomos no final de novembro, considerada shoulder season, que é o período de término de uma estação e início da outra. Já viajei assim para a Tailândia e demos sorte. Mas caso você escolha viajar nesse período, tenha em mente que pode acontecer de chover e não deixe um dia de chuva estragar seu passeio.

O tempo ficou lindo na maioria dos 11 dias que passamos nas Filipinas, mas no dia em que chegamos em Coron tinha entrado um tufão de intensidade fraca nas ilhas do sul e choveu um dia inteirinho sem parar! Quando esses fenômenos acontecem, pode chover por 3 ou 4 dias seguidos. Por sorte, no segundo dia, já deu sol e assim seguimos por todo o resto da nossa viagem!

Um Céu azul para chamar de seu é tudo que queremos nas Filipinas, não é mesmo?

Um céu e um mar azul para chamar de seu é tudo que queremos nas Filipinas, não é mesmo?

Uma coisa que eu não percebi lendo posts e vendo vídeos antes de ir é o vento e o mar, que não é liso como parece. Por isso mesmo, os barcos possuem outriggers para dar estabilidade. Por lá, de dezembro até abril, sopra um vento que traz mais conforto aos dias quentes asiáticos, mas que balança um pouco o mar. Não é nada grande a ponto de ter ondas ou nada assim, mas tem uma ondulação principalmente em áreas de mar mais aberto. Para quem passa mal em barcos, vale ficar atento às distâncias dos passeios. Dentro das encostas de praias, lagoons e praias escondidas, o mar é bem calminho e parece uma piscina.

Como chegar

Para chegar na capital das Filipinas é até fácil, pois várias companhias aéreas voam para Manila, que vai ser a sua porta de entrada para o paraíso, mas não existem vôos do Brasil direto para lá. Algumas escalas serão necessárias! Nós fomos com a Emirates, voando via Bangkok. A Emirates têm voôs de Dubai direto para Manila também! Outras cias que voam para as Filipinas são Qatar, British, Lufthansa, Korean Airlines, Air Canada, entre outras, então vale pesquisar a que vai ter menos escalas e uma duração mais curta no total, já que chegar ao paraíso de fato demora um pouco mais do que apenas chegar em Manila! Leve em consideração que você terá que pegar pelo menos mais um vôo para chegar no seu destino final, além do que voa para Manila! Também não esqueça que o aeroporto de Manila é super complexo e dividido em 4 terminais que funcionam independentemente e são distantes um dos outros, e assim, além do tempo de chegar e pegar as suas malas, você ainda vai ter que considerar o tempo de deslocamento e todo procedimento de embarque em outro terminal.

Você provavelmente chegará nas Filipinas pelos Terminais 1 ou 3, dependendo da cia aérea, mas para vôos para Coron e El Nido, terá que se deslocar para o Terminal 4, que é de onde saem vôos domésticos.

Para saber mais sobre o aeroporto de Manila e seus terminais, clique aqui!

Dito isso, nem parece tão complexo quanto todos os sites falam, não é mesmo? Mas o complicado nas Filipinas é visitar várias ilhas (e você com certeza vai querer conhecer mais do que apenas uma), já que para ir de alguns destinos para outros não existem vôos diretos, e ou você vai ter que voar até Manila novamente, ou vai pegar um transfer de barco demorado, cansativo e com muita emoção, ou vai ter que andar muuuuitas horas de ônibus para chegar até a cidade que tenha um aeroporto!

Aeroporto de El Nido!

Aeroporto de El Nido!

Como nós fomos primeiro para Coron e depois para El Nido, optamos por ir de avião (Coron – Manila – El Nido) com a Air Swift, a única cia aérea que chega no aeroporto de El Nido mesmo! Esta opção, mesmo não sendo a mais econômica e tendo que voltar até Manila, foi a mais rápida e segura e nos levou diretamente para onde queríamos ir. Se você quiser uma opção mais econômica, pode voar até Puerto Princesa, que é uma cidade maior em Palawan e para onde voam mais cias aéreas, mas o tempo de transfer até El Nido é de 5 a 6 horas! Puerto Princesa também tem muitas atrações interessantes, então, na minha opinião, vale voar para lá apenas se você quiser ver estas atrações ou se você não tiver os dias contadinhos! Por conta de toda esta logística, nós decidimos conhecer apenas dois lugares e ficar mais tempo em cada um. Não é daqueles lugares que você vai conhecer 5 cidades em 10 dias. Os vôos atrasam bastante por lá, então certifique-se de deixar pelo menos 4 horas entre um vôo e outro. Os ferries também são complicados por conta do mar aberto agitado. Alguns chegam a durar 10 horas!

O aeroporto de El Nido é pequeno, mas bem moderninho e bonitinho! Achava que seria algo mais rústico, me surpreendi! Acho que o terminal e novo, e é bem mais bonito que o de Coron, apesar de menor!

Quanto tempo ficar

Para ser sincera, eu acho que poderia passar meses por lá conhecendo todas aquelas pequenas ilhas e praias escondidas e ainda assim iria embora com tristeza no coração! Mas já que isso não é possível na maioria das vezes, sendo mais racional, eu diria que para sair com menos sensação de tristeza e com a ideia de ter conhecido bem o lugar (eu odeio sair com pendências, sabe? ter que voltar para fazer coisas que não tive tempo), acredito que o ideal seria pelo menos 7 noites, como ficamos, divididas entre dois resorts em ilhas ou um hotel em terra e um em ilha.

Nem pense em ficar menos de uma semana por aqui! Com certeza você vai se arrepender!

Nem pense em ficar menos de uma semana por aqui! Com certeza você vai se arrepender!

Claro que sempre tem quem fica 3 dias no lugar, faz os tours principais e acha que está ok, acho que depende do seu perfil de viajante. Mas El Nido tem muito mais do que você conseguirá conhecer em 7 dias. Então, já que vai fazer toda essa logística, aproveite bem! Você não vai se arrepender! Lembro que quando estava planejando este roteiro até me questionei se seria demais ficar 11 dias nas Filipinas! Sério, se eu pudesse, teria ficado o dobro por lá!

Onde ficar

Se você quiser aproveitar ao máximo os dias dentro da água, tem orçamento e não faz questão de conhecer o centrinho em si, a melhor opção é ficar em resorts de ilhas, como o Miniloc Island Resort, que nos hospedamos! Na verdade, eu acho que ele é a melhor opção! (Leia mais sobre ele aqui!) Mas se você acha que pode enjoar, divida a estadia entre Miniloc e Lagen ou entre Miniloc e Pangulasian! Muitas pessoas que conhecemos por lá fizeram isso e nem ficaram em El Nido em si. Se eu fosse novamente, provavelmente seria o que eu faria também! Não me arrependi da nossa escolha, até porque adoro conhecer a cidade e vimos sunsets incríveis, fizemos tour e tudo mais, além de o preço pela cidade ser bem mais amigo que nos resorts. Como custo benefício, achei os resorts incríveis, mas é claro que às vezes precisamos equilibrar o orçamento, principalmente se você estiver fazendo uma viagem longa pela Ásia como a nossa, de 25 dias e que não era estilo mochilão!

Nosso hotel da segunda parte da viagem para El Nido foi o Miniloc Island Resort! Lindão e super bem localizado!

Nosso hotel da segunda parte da viagem para El Nido foi o Miniloc Island Resort! Lindão e super bem localizado!

El Nido Town e arredores não é um lugar com hotéis maravilhosos e grandes redes mundiais, isso ainda não chegou por lá, mas isso está mudando e logo que você chega, vê muita coisa sendo construída. Confesso que foi difícil achar um lugar que estivéssemos super afim de nos hospedar por ali. Mas li muuuuuuuito e decidimos nos hospedar no The Birdhouse El Nido, na praia de Marimegmeg, que era esquema de “glamping”! Eu sempre tive curiosidade de me hospedar num lugar assim e o hotel está super inserido na natureza do lugar, acho que combina com as Filipinas e é legal pra quem não quer perder o conforto e ter uma experiência diferente!

Vista do nosso terraço. O The Birdhouse tem apenas 5 tendas como essa! Nada mal acordar assim!

Vista do nosso terraço. O The Birdhouse tem apenas 5 tendas como essa! Nada mal acordar assim!

Nossa vista de El Nido!

Nossa vista de El Nido!

O conceito de glamping me agradou muito na África do Sul e achei interessante tentar, inclusive porque eles cuidam para ter o menor impacto no meio ambiente, o que gosto muito, mesmo quando me hospedo em hotéis grandes. Ali, todo o lixo gerado é reciclado na propriedade mesmo, e é muito legal ver todo esforço que fazem para gerar o mínimo lixo possível também, como usar apenas copos de vidro, etc. Geralmente não acampo, mas não tenho um tipo pré definido de hospedagem, ficando desde hotéis mais budget até resorts de luxo. Neste caso, já tinha lido que o banheiro era fora da tenda, o que estava ótimo, e que não tinha água quente. Em se tratando de um local super calor como as Filipinas, isso não me incomodou em nada. Era até bom para refrescar. Os degraus para chegar até a propriedade também não. A vista vale a subida. O hotel é bonito, bem feito e decorado com capricho, como o conceito pede. A vista é fantástica e a área comum é bem aconchegante. As tendas têm um tamanho bom, uma vista linda de El Nido também e uma cama confortável.

Nosso "quarto"!

Nosso “quarto”!

Mas algumas coisas ficaram devendo para que eu realmente pudesse considerar a experiência um glamping; o hotel funciona com 3 geradores, sendo que dois não estavam funcionando, restando apenas um. Por conta disso, durante a noite a energia era cortada (geralmente das 12h00 às 5h00) e neste caso não tem ventilador, o que tornou nossas noites super quentes. Em uma das noites a luz parou pelas 22h00 e passamos a noite toda sem ventilador. Foi super desconfortável. Acredito que este seja o principal e mais importante ponto que o The Birdhouse precise dar prioridade para resolver. Mesmo para quem é acostumado a acampar, faz 30 graus nas Filipinas e não tem vento a ponto de refrescar uma tenda. A comida no restaurante é super saborosa e jantamos duas noites ali, com boa bebida e musica agradável.  A equipe é atenciosa, mas precisam melhorar bastante o inglês, mas todos os passeios e reserva dos triciclos podem ser feitas e pagas ali mesmo, o que foi uma facilidade bem legal.  Não achei ruim, eu gostei muito do local e acho que voltaria a me hospedar ali, porém apenas se principalmente, o ventilador funcionasse a noite toda. Além disso, o hotel fica em uma praia badaladinha com um pôr do sol maravilhoso, o que adoramos! Fica afastado do centro uns 30 minutos (15 andando pela praia + 15 de triciclo), mas isso eu já sabia na hora da reserva e não foi problema.

Café da manhã no The Birdhouse!

Café da manhã no The Birdhouse!

Área comum do The Birdhouse!

Área comum do The Birdhouse!

O Restaurante tem uma vista lindo e é muito gostoso!

O Restaurante tem uma vista linda e é muito gostoso!

Acredito que se você curte a natureza vai adorar, mas certifique-se do ventilador. Uma outra ótima opção nesta praia, que acabei gostando quando estava lá é o Las Cabanas Beach Resort. O bar desse hotel tem a melhor vista do pôr do sol da praia e um dos mais famosos e lindos de El Nido.

Se fosse para escolher outra praia, o também bem conhecido, bem falado e bem budget é o Spin Designer Hostel, que tem ótimas recomendações.

Outro que achei super legal mas estava lotado quando fomos foi o Buko Beach Resort! Esse achei lindo também e fica entre a praia que ficamos e o centro, o que dá a possibilidade de ver ótimos sunsets e também passear no centrinho!

De qualquer forma, se quiser procurar mais, tente ficar em praias ou locais mais próximos ao centrinho, para poder passear, jantar e conhecer. Praias como Nacpan ou Lio estão super afastadas e, a não ser que você queira ficar isolado mesmo, prefira ficar na região mais central.

Para ver mais opções de hotéis em El Nido, clique aqui!

Onde Comer

Uma sugestão bem legal para os fins de tarde é ir na praia de Marimegmeg curtir o pôr do sol. Como ficamos hospedados ali no The Birdhouse, era só descer as escadas e escolher o bar. Ande pela praia e escolha o seu bar “pela cara” ou onde tiver cadeira disponível, e chegue cedo! Eles lotam e são bem concorridos, pois o sunset nessa praia é imperdível!! As opções são:

Marimegmeg Beach Bar: achamos o cardápio mais completo e tem bons drinks com desconto no happy hour.

Beach Bar pé na areia com ótimos drinks e snacks!

Marimegmeg Beach Bar, pé na areia com ótimos drinks e snacks!

The Beack Shack: logo ao lado, tem boas opções de drinks e petiscos também! É bem badaladinho e lota cedo!

Las Cabañas: anexo a um hotel, fica bem na ponta da praia, no melhor lugar para ver o sol se pôr. Mas não curtimos muito as opções de snacks e acabamos não comendo ali. Mesmo assim, se quiser ver o sol se pôr no mar de camarote, anote este aqui!

Pôr do sol visto do Las Cabanas!

Pôr do sol visto do Las Cabanas!

Pôr do sol de Marimegmeg Beach

Pôr do sol de Marimegmeg Beach

Para jantar, ficamos duas noites no The Birdhouse, que tinha boas opções. Também é aberto ao público e acho que vale a visita.

No centrinho de El Nido, só fomos uma tarde e uma noite, mas existem diversas opções. O que experimentamos foi:

ArtCafé: o mais famoso dali. Super completo, tem opções para café da manhã, almoço e janta, com cardápio bem variado. Pizzas, sanduíches, pratos orientais e ocidentais. Tem também uma lojinha super completa de souvenirs, artigos de praia, bebidas, cosméticos e tudo o que o viajante pode precisar. Na verdade, acho que é a única loja mais completa de souvenirs por ali!

LC’s Burrito Bar: jantamos ali para dar um tempo da comidas locais. Ambiente bem simples, mas comida gostosa e barata. Boa margarita!!

Quesadillas super gostosas nesse mexicano baratinho e bom!

Quesadillas super gostosas nesse mexicano baratinho e bom!

Gusto Gelato: uma das várias sorveterias que tem por ali, mas chamou a atenção pela fila que se formava. Ambiente moderninho e descolado, faz crepes também. Muito gostoso.

Outras opções que consideramos, mas acabamos não indo:
L’Assiette: restaurante francês, bem no centrinho também e super bem recomendado
Altrove: pizzaria muito recomendada

E claro, tem outras dezenas de opções. Siga o guru TripAdvisor e escolha a sua.

El Nido não é um paraíso de compras, é claro, mas vale a pena dar uma fuçada pelas lojinhas. A maioria vende as mesmas coisas, artesanato, cangas e bugigangas em geral. Para roupas mais descoladas, gostamos da lojinhaA Little Corner of Paradise, que tem calças, camisetas e acessórios diferenciados e fica perto da sorveteria Gusto Gelato!

Tours em El Nido

As atrações mais legais de El Nido, não estão em El Nido Town, e sim nas ilhas ao redor! Por isso, os passeios mais famosos são os Island Hopping Tours, que levam você a diversas ilhas e praias diferentes. Estes passeios podem ser reservados facilmente nas várias agências no centrinho ou mesmo nos hotéis (nós reservamos no hotel) e saem geralmente perto das 9h00, incluem guia, taxas locais, almoço feito no barco, que é sempre ótimo, com peixe grelhado, caranguejo, legumes, arroz e frutas, água e retornam às 16h30. Você pode escolher fazer passeios em grupo ou privados, da mesma forma que em Coron, e esse será o maior diferencial na sua experiência.
Nos passeios em grupo, os barcos vão lotados com até 20 pessoas e você não tem flexibilidade para variar o roteiro, nem pedir para ficar um tempinho a mais (ou a menos) nos lugares que quiser. A vantagem é o preço: paga-se cerca de USD 25,00USD 30,00 por pessoa.

Nos passeios privados, você escolhe uma base do roteiro e consegue pedir umas pequenas variações, como mudar a ordem para evitar lugares mais lotados e ir contra o fluxo, ficar mais tempo onde curtir mais ou até incluir ou tirar lugares. Nesse caso, paga-se de USD 60,00 a USD 80,00 dólares por pessoa, dependendo do tour e da empresa. Acima de 4 pessoas, o valor diminui um pouco, então se estiver em um grupo pequeno ou quiser dividir com outro casal que estiver no mesmo hotel, dá pra combinar o passeio privado e economizar alguns dólares.

Mapa dos tours de El Nido

Mapa dos tours de El Nido

Eu acho que vale a pena se programar para os passeios privados, você consegue curtir muito mais a viagem!

Tour A: Este tour visita as duas mais famosas atrações de El Nido, a Small Lagoon e a Big Lagoon. Além delas, visita 7 Commando Beach, considerada uma das mais bonitas, ainda em terra, mas apenas acessível de barco. Também para em Shimizu Island para Snorkel e Secret Lagoon. Decidimos não fazer este passeio dali, já que ficaríamos no Miniloc Island Resort depois e de lá poderíamos visitar Small e Big Lagoon, além de fazer snorkel em Shimizu Island sem custo adicional na diária do hotel. De qualquer forma, para quem não for se hospedar nos resorts, é um dos tours mais importantes!

Entrando na Big Lagoon! Inesquecível!

Entrando na Big Lagoon! Inesquecível!

Água muuuuito transparente e Big Lagoon só para nós!

Água muuuuito transparente e Big Lagoon só para nós!

Small Lagoon!

Small Lagoon!

Entrando na Small Lagoon.

Entrando na Small Lagoon.

Shimizu Island!

Shimizu Island!

Tour B: Este tour vai para Snake Island, que é uma pequena ilha ligada ao continente por um banco de areia em formato de cobra, e, por isso o nome. Depois visita Entalula Island, uma ilha paradisíaca de areia branquinha e mar muuuuuito azul, depois Cudugnon Cave, uma caverna e sítio arqueológico que serviu também de abrigo para se esconder contra os japoneses na Segunda Guerra Mundial, uma parada para snorkel e Pinagbuyutan Island, uma ilha com uma imensa rocha imponente e uma praia linda! É um belo tour e acho que vale a pena se você não for se hospedar nos resorts da El Nido Resorts, pois eles oferecem passeio para Snake Island, Entalula e Cudugnon Cave sem custos para hóspedes. Por este motivo, eu não fui de El Nido, e sim do hotel. Então vá se você não for se hospedar em nenhum hotel da El Nido Resorts.

Snake Island, o banco de areia em formato de cobra!

Snake Island, o banco de areia em formato de cobra!

Maravilhosa Entalula Island!

A paradisíaca Entalula Island!

Linda Entalula!

Linda Entalula!

Tour C: Este tour é maravilhoso demais e na minha opinião, imperdível! Ele é um dos mais concorridos de El Nido, e fizemos com barco privado. Não paramos na sequência do passeio, pois queríamos pegar os lugares mais vazios, e deu certo! Este passeio para em Helicopter Island, uma ilha em formato de helicóptero, Secret Beach e Hidden Beach, duas praias escondidas entre as falésias e maravilhosas! E Star Beach, onde se faz um snorkel maravilhoso e a paisagem é surreal! Também paramos em uma praia deserta só para a gente, e ali almoçamos e ficamos um tempão! Passeio especial!

Primeira parada: Helicopter Island!

Primeira parada: Helicopter Island!

Aquela água sem igual1

Aquela água sem igual!

Secret Beach é assim: totalmente secreta e de possível acesso apenas por uma entradinha nadando! Linda demais!

Secret Beach é assim: totalmente secreta e de possível acesso apenas por uma entradinha nadando! Linda demais!

almocinho especial no barco e com uma praia deserta só para nós!

Almocinho especial no barco e com uma praia deserta só para nós!

Nossa praia "particular"

Nossa praia “particular”

Demais!

Demais!

Uma paradinha para snorkel na Star Beach! Corais incríveis e paisagem também!

Uma paradinha para snorkel na Star Beach! Corais incríveis e paisagem também!

Snorkel na frente de Star Beach!

Snorkel na frente de Star Beach!

Estrela do mar de uma cor linda!

Estrela do mar de uma cor linda!

Hidden Beach que fomos fim de tarde para fugir das multidões! Mesmo sem o sol ali dentro era perfeita! Calminha, de água clarinha!

Hidden Beach que fomos fim de tarde para fugir das multidões! Mesmo sem o sol ali dentro era perfeita! Calminha, de água clarinha!

Tour espetacular!

Tour espetacular!

Tour D: Este tour passa por várias praias lindas! Ipil Beach, Paradise Beach, Pasandigan Beach, Natnat Beach, Bukal Beach e Cadlao Lagoon. Acho que deve ser incrível e ficamos na dúvida entre fazer este passeio e ficar um dia em terra, conhecer alguma praia e o centrinho. E no fim foi esta nossa opção e acabei não indo.

No fim, ficamos apenas sem ver as atrações do tour D, pois com o tour C e mais o que fizemos do Miniloc Resort oferecido pelo hotel, cobrimos quase todos os pontos dos passeios A, B e C!

Além destes passeios principais, existem outras combinações e variações que podem agradar você, algumas com opção de dormir em uma ilha deserta e fazer 3 dias e 2 noites no barco, outros passeios combinando dois tours, entre outros! Este site aqui possui opções bem completas e tem boas avaliações de clientes. Era minha referência de valores e passeios e ia reservar por ele, mas quando chegamos em El Nido, como conseguimos reservar no hotel, acabamos não usando o site. De qualquer forma, vale como consulta de tudo o que você pode fazer por lá!

Também, além dos tours, dá para passear em praias, cachoeiras e outras belezas naturais de El Nido, sem pegar barco, de triciclo. Nós queríamos ir até Nacpan Beach, a praia mais longa de lá, que mede 4km de extensão. Por ser longa, dificilmente estará lotada. Muitos lugares que li diziam ser a mais bonita praia de El Nido, e ela é, sem dúvidas, uma bela praia. Cheia de coqueiros, areia clara e mar calminho! Super badaladinha, com barzinhos rústicos.! Dizem que o pôr do sol lá também é incrível, mas como ela fica geralmente 1 hora de triciclo do centro, e, no nosso caso, 1 hora e meia, pois a estrada estava péssima por causa da chuva, decidimos ver o pôr do sol de nossa praia em Marimegmeg Beach!

A extensa Nacpan Beach

A extensa Nacpan Beach

Nacpan Beach

Nacpan Beach

Se vale a pena ir até lá? Nós deixamos de fazer um tour para isso, pois foi no mesmo dia que tiramos para visitar o centrinho, e não me arrependo, mas por conta da estrada tão ruim, se eu soubesse, quem sabe não teria ido. Mas se você tiver uma semana inteira, como nós, vale a pena para ser aquele dia de relax total, lendo um livro e tomando banho de mar! Se for ficar pouco tempo, não vá! Prefira os tours! O triciclo para este dia, que foi e voltou de Nacpan, parou no centrinho e ficou esperando a gente deu P1.500, algo em torno de USD 30,00 para duas pessoas! Achei bem barato considerando que ele nos buscou às 9h00 e ficou com a gente até as 16h30!

Enfim, independente de você ficar em Resorts de ilha ou em El Nido mesmo, vale a pena se programar para passar uma semana em El Nido e com certeza vale muito mesmo conhecer este pedacinho do paraíso bem aqui na terra. São tantas coisas para descobrir e se maravilhar, que tenho certeza que será inesquecível, independente de onde você escolher ficar.  Mas uma dica muito importante: vá logo! O turismo nas Filipinas está se desenvolvendo super rápido e ainda é possível ter aquela sensação de local intocado, porém, não se sabe por quanto tempo! Depois que voltei, fiquei com muita vontade conhecer outras ilhas e lugares e com certeza voltarei a me aventurar por lá!

Nesse mapa, estão todos os locais importantes que citamos nesse post.

Para saber mais um pouco sobre El Nido e os dias que passamos no Miniloc, acesse:

O melhor lugar para se hospedar em El Nido: Miniloc Island Resort!

E não se esqueça de contratar um seguro de viagem para aproveitar tudo e não ter problemas. Faça aqui a cotação.

Beijos e até o próximo post!!NZM08459

 

 

 

(Visited 636 times, 1 visits today)

Comentários:

  • Daiane Horn

    18 de fevereiro de 2018

    Olá, com qual empresa vocês fizeram o passeio privado do tour C? Achei a foto do almoço espectacular!
    Obrigada

    responder…
  • MARCELO

    17 de setembro de 2018

    Roteiro completíssimo !!!! Muito obrigado !.

    responder…
  • RODRIGO COSTA

    9 de outubro de 2018

    Oi. Estou montando um roteiro para essa região. É possível fazer o tour C partindo do hotel? Obrigado

    responder…
  • Luciana Moreira campos

    7 de janeiro de 2019

    oi natália, parabéns pelo seu blog!!! Vc acha q fazer na ordem inversa seria prejudicial em termos de impacto com a beleza do lugar? Minha dúvida é pq achei uma hospedagem em uma casa barco em Nido e acho q seria mais legal pros meus filhos terminar a viagem nessa acomodação!!!! Mas ai por questões financeiras, não conseguiria me hospedar no q vc ficou pq apenas três diárias ta ficando 11360,00 reais!!! rrs, impossível pra nós! Obrigada desde já, Luciana

    responder…
  • Vinicius

    10 de julho de 2019

    Oi Natália, tudo bem?

    Estamos indo passar 6 diárias em El Nido em fevereiro do ano que vem.

    Você acha que é possível ficar todas as 6 diárias no Miniloc e fazer todos os Tours com eles? Eu entendi que o hotel vai aos lugares do Tour A e B incluso na diária, mas não faz o C nem o D. Eu consigo contratar um tour particular dele para ir nesses lugares restantes?

    Muito Obrigado,
    Vinicius

    responder…
  • Cristiane

    15 de dezembro de 2019

    Adorando as dicas. Posts super completos. Além de linda , é atenciosa com os leitores e muito prestativa.

    Parabéns pelo trabalho.

    Bjs.

    Cris

    responder…

envie um comentário