Top

Enquanto o post detalhado das Exumas não sai do forno, resolvi vir aqui contar sobre minha próxima aventura que se iniciará em exatos 30 dias: Nepal!

Mas Natalia, por que Nepal?
Quem me conhece sabe o quanto ir para Ásia me encantou e desde que voltei de Bali, além de querer sempre voltar para Bali, ficava pensando qual próximo destino escolher neste continente tão fascinante, caótico e encantador.
Ok, o Nepal não é um destino comum e por isso a medida que fui contando para minha família e amigos comecei a ver algumas caras de espanto, do tipo: o que você vai fazer lá? Nepal?
Nos últimos anos tenho viajado para muitos destinos de praias paradisíacas e águas cristalinas, que particularmente amo. Mas a cada viagem percebo que eu e o Paulo temos buscado destinos que nos deixem mais próximos da natureza, fugindo de lugares muito comuns e isso tem me agradado bastante.
Mas combinado a isso,  nos últimos anos também adotei um estilo de vida mais saudável e junto com Paulo decidi que era hora de buscar uma aventura de verdade, algum lugar que pudéssemos tirar proveito da nossa saúde e preparo e também estar próximos da natureza e superar alguns limites, fora o contato com uma cultura totalmente diferente da nossa. Algo que eu vá olhar daqui 20 anos e pensar: Nossa, foi uma das coisas mais incríveis que já fiz! E encontrei isso nessa viagem!
Vejamos bem, como já comentei no post anterior, não me considero uma pessoa fresca e também não acho que eu tenha rótulos do tipo: mochileira, viajante de luxo etc, mas nunca tive o perfil de super aventureira, escoteira, que acampa, faz caminhadas e desbrava lugares…
O que você vai fazer lá?

E é aí que vem o espanto das pessoas, quando conto o que eu decidi fazer no Nepal.
Bom, como sabemos, o Nepal e outros 4 países (China, Tibete, Butão e Paquistão) são a casa da maior cadeia montanhosa do mundo, a Cordilheira do Himalaia, que é onde fica o Everest, a montanha mais alta da terra, com 8.848m de altura, localizada entre o Tibete e o Nepal.
O que decidimos fazer, depois de muito ler e pesquisar a respeito, é um Trekking até o Acampamento Base do Everest, que fica a 5.364m de altitude.
treking1

Paisagem do Trekking

 

O que seria exatamente isso? Você vai escalar o Everest?
Bom, essa foi a pergunta de muitas pessoas, e não, eu não vou escalar o Everest! Este trekking é uma caminhada de altitude com 16 dias de duração que sai de Lukla, vilarejo que está já a 2.800m de altitude, e vai até o Acampamento Base.
Durante a caminhada faremos diversas paradas em pequenos vilarejos e teremos contato com uma cultura totalmente diferente em um dos lugares mais isolados da terra, onde não existem meios de transporte que não sejam animais (nada de carros, motos ou mesmo bicicletas!) e um jeito de viver que quase não vemos mais. Além disso, este trekking é famoso por ser um dos mais lindos do mundo, com paisagens exuberantes e os maiores gigantes da terra ao nosso redor.
Fora a caminhada, também passaremos 4 dias em Catmandu, capital do Nepal, onde teremos a oportunidade de visitar inúmeros templos e monastérios numa cidade mística, super antiga e de cultura milenar.
Vista do Ama Dablam, uma das montanhas mais lindas do Himalaia durante o trajeto!

Vista do Ama Dablam, uma das montanhas mais lindas do Himalaia durante o trajeto!

 

Catmandu após o terremoto em 2015

Catmandu após o terremoto em 2015

Vocês vão sozinhos? Não é perigoso?
Li muito a respeito desta caminhada e cheguei a conclusão de que não seria perigoso, apesar da altitude e seus possíveis problemas para a saúde, se contássemos com ajuda de uma empresa qualificada e guias experientes. Na internet existem inúmeros relatos de pessoas que foram com grupos e também sozinhas, e não é de se espantar que pessoas que viajaram em grupo tiveram melhores experiências e muito menos surpresas desagradáveis quanto os que viajaram sozinhos. Por ser um local isolado e onde a higiene pode ser questionável, além de um bom planejamento de aclimatação para não sentir os efeitos da altitude, saber onde comer e dormir também é importante.
Inúmeras agências nacionais e internacionais oferecem este serviço, que inclusive pode ser contratado lá mesmo no Nepal.
Nós decidimos ir com a Morgado Expedições, que já conheci na internet há alguns anos quando tinha planos de ir pro Kilimanjaro.
Nosso guia será o montanhista super experiente, Manoel Morgado, que já guiou este trekking por 60 vezes e tem 30 anos de experiência nas montanhas, algo pelo qual é apaixonado, sendo o oitavo brasileiro a chegar ao cume do Everest e o segundo a completar a escalada dos 7 cumes (o cume mais alto de cada continente), além de ser médico formado.  Ter alguém com tamanha experiência por perto nos traz muita segurança, já que somos totalmente novatos nesta área de montanhas e trekkings.
Vamos com um grupo de 16 pessoas e eu não poderia estar mais ansiosa e animada, contando os dias para toda a aventura realmente começar.
Enquanto este dia não chega estou me mantendo em forma e me preparando, caminhando para amaciar a bota, comprando equipamentos (na volta vou fazer uma lista de tudo) e lendo sobre o lugar, algo que sempre considero importante antes de viajar, seja para onde for!
E aí? alguém já fez algum tipo de aventura parecida? Fariam?
Quando eu voltar prometo contar tudo, parte por parte, dizer se valeu a pena e tirar dúvidas de quem um dia planeja fazer esta viagem!
ps: todas as fotos deste post são crédito do Manoel Morgado. As minhas eu posto na volta!
(Visited 59 times, 1 visits today)

envie um comentário