Top

Como prometido, depois de exatamente um mês ausente, aqui estou eu novamente para falar sobre as opções gastronômicas das Exumas!

Viajamos em uma época de pouco movimento. Aliás, para nós, parecia pouco movimento, mas todos diziam que a ilha estava “busy”, pois estava acontecendo uma competição de regata, a National Family Island Regatta, entre as ilhas das Bahamas, que é o evento mais importante do ano nas Exumas. Acho que por isso os nativos estavam só curtindo o evento e fecharam alguns de seus restaurantes.

Vale dizer que o agito do evento ocorre em Elizabeth Harbour, no centro de George Town e rola música, desfiles típicos e todo mundo vai pras ruas festejar.

Mas falando de comida…

Esqueça todas as redes de fast food americanas. Aqui não tem McDonalds, Burger King, Taco Bell, Pizza Hut nem Starbucks. As opções se resumem a pequenos restaurantes de comida local, bem simples. Um ou outro dá um toque mais americanizado, servindo pizza ou sanduíches. Mas aproveite para experimentar a culinária bahamense, baseada em frutos do mar e arroz misturado com lentilhas, ervilhas ou legumes.

Sentido centro para o Norte

Bem no Centro de Georgetown, fica o Driftwood Café que aprovamos: lugar pequeno e simpático, bom para um algo mais leve, salada ou um cafézinho. Fique apenas atento aos horários, pois fecham cedo. Melhor para o almoço.

Também no centro, em frente ao Straw Market, ou mercado de artesanatos, fica o Two Turtles, que já comentei no post sobre Onde Ficar. O ambiente ao ar livre é gostoso e os drinks valem a pena, também tem free WiFi, mas a comida deixa a desejar!

dsc08751

No Two Turtles só peça drinks!

Outros que nos foram indicados, mas não experimentamos: Eddie’s Edgewater, Peace and Plenty e Exuma Yacht Club.

Um pouco mais ao norte, fica o “Fish Fry”, um local com várias cabaninhas coloridas e simpáticas, bem estilo pescador de frente para o mar que servem pescados frescos. Abrem só nos fins de tarde, para jantar. Fomos duas vezes no Shirley’s, e aprovamos. Tem também o Charlie’s, que ouvimos falar bem, mas não chegamos a jantar.

2016-04-26-19-36-29

Prato típico de camarões no Shirley´s

 

2016-04-26-19-36-36

Massa com camarões e legumes, essa foi a escolha do marido!

Na Hotel Zone, ainda um pouco mais ao Norte do Fish Fry, indicamos o Splash Bar and Grill, que fica no Hideaways Hotel. Apesar do atendimento lento (como em quase toda a ilha), o lugar é astral, tem bons drinks, uma boa pizza e mesa de sinuca.

Ali perto fica também o Freddie Bananas, mas não provamos.

Adorei estes bancos em forma de balanço no Splash!

Adorei estes bancos em forma de balanço no Splash!

Se for bem para o Norte em direção ao aeroporto, Emerald Bay e Cocoplum Beach, dê uma parada do Big D’s Conch Spot Bar & Grill, na beira da estrada e da praia de Flamingo Bay. Não comemos ali pois já tínhamos almoçado, mas a praia é linda e vale a parada para uma cervejinha e um descanso.

 

Sentido sul da ilha

Em direção ao sul e Little Exuma a dica mais legal é o restaurantezinho Haulover Bay, na praia de mesmo nome. Fique atento às placas e vá seguindo pelas estradinhas, pois não fica na rua principal. Vá no fim da tarde para uns drinks e aprecie um maravilhoso e dourado pôr do sol. Tem um deck de frente para uma grande baía de águas rasas e claras, maravilhosa! Se der sorte com a maré, vai ver tubarões e outros animais por ali. Você será atendido por uma família muito simpática. A comida é típica bahamense.

 

 

Seguindo adiante, pertinho da ponte para Little Exuma, tem o chique Turquoise Cay, que estava fechado quando estivemos por lá.

Já em Little Exuma, bem ao sul, fica o famoso Santana’s Grill Pit. Também estava fechado por causa da Regata, mas demos uma olhada e achamos que vale a visita para passar o dia, pois fica numa praia maravilhosa, totalmente pé na areia.

Um pouco antes, na praia de Forbes Hill, fica o Club La Shante. Acredite, também estava em reforma, mas não custa tentar…

Stocking Island

Em Stocking Island, a ilha que fica em frente a Georgetown e que provavelmente será destino certo de quem viaja para lá, a parada obrigatória é no Chat’n Chill. Você vai passar o dia ali, relaxando na praia, com música super animada, água cristalina e arraias para brincar. A comida é simples (hamburguers, hot dogs…), mas a cerveja é gelada e o Mango Daiquiri é muito bom. Ai também fazem Conch Salad fresquinha e com os restos dos moluscos eles deixam os visitantes alimentarem as arraias que são mansinhas e adoram ganhar um carinho!

 

 

E os mercadinhos?

Existem alguns mercadinhos na ilha. Você consegue comprar quase de tudo, mas os preços são inflacionados, é claro. Vale a pena levar alguns lanchinhos na mala, para não ter que gastar pequenas fortunas no mercado.

Produtos inflacionados no mercado!

Produtos inflacionados no mercado!

Nesses mercados, você pode comprar pães, frutas, frios, enlatados, refrigerantes, temperos, carnes, guloseimas, produtos de limpeza e higiene. Mas bebida alcóolica só nas Liquor Stores.

Em George Town tem dois mercadinhos principais: o ShopRite e o Exuma Market. Os dois são bem completos e aceitam cartão de crédito, mas o Exuma Market cobra 5% por essa facilidade.

Dirigindo um pouco ao norte tem o Smittys Convenience, que quebra um galho e o CNK Liquor Store, a melhor opção para comprar bebidas. Álcool é relativamente barato nas Exumas, então aproveite que está de férias e encha o carrinho aqui!

Ainda mais ao norte em direção ao aeroporto, num local chamado Darville Plaza, tem o Prime Island Meats. Também é bem completo, tem carnes mais frescas e melhor preço. Um pouco mais ao norte, tem outro mercadinho, que é um dos únicos que abre no domingo.

No mapa que postei abaixo, tem a localização de alguns desses mercados.

Na direção sul, indo para Little Exuma, quase não há comércio. Você pode ter que dirigir vários quilômetros para comprar uma garrafa de água.

 

(Visited 217 times, 1 visits today)

Comentários:

  • ALE

    18 de janeiro de 2017

    Natália, Parabéns!!!!! Seu posts estão maravilhosos. Super detalhados.
    Me ajudou muito.
    Estou querendo fazer esta ilha este ano.
    Umas perguntas: em média quanto vocês gastaram com alimentação por dia?
    Os restaurantes são caros?
    E quanto ao aluguel do carro? você lembra o valor da diária? E quanto foi o bloqueio de caução?

    Obrigada….

    responder…
  • Gabriela Torres

    13 de março de 2017

    Adorei seu blog, suas dicas sobre bahamas/exuma estão sendo MUITO VALIOSAS! Obrigada!!

    responder…
  • Ana

    31 de outubro de 2017

    Parabéns pela iniciativa!!!! Melhor blog sobre Exumas!!!!
    Gostaria muito que respondesse minhas perguntas:

    É fácil dirigir e achar as praias?
    É seguro visitar os lugares? (parecem muito desertos)
    É necessário levar guarda sol e esteiras/toalhas para as praias?
    Qual preço de cerveja no mercado?
    Qual preço de cerveja nos bares ou restaurantes?
    Falar inglês é indispensável? Ou dá para ir falando o básico e um pouco de espanhol?

    responder…
  • Vanessa K

    19 de agosto de 2018

    Ola Natalia ,

    Estou procurando o que fazer em Janeiro e lendo seus 3 posts me empolguei ainda mais por Exuma.
    Estou indo com meu marido e 2 filhos de 7 e 10 anos e se possivel gostaria que palpitasse no meu itinerario.
    Pensei em ficar 5 noites em Exuma ( Club Peace and Plenty ) . De la pegar um voo para Nassau e ficar 3 noites no Paradise Island ( qual dos hoteis que acha que devo escolher ) e depois voltar para Miami e passar a ultima noite por la .
    E entao … o que acha deste itinerario .
    Por favor , sinta-se a vontade para me dar sugestoes … alias , agradeco demais se assim fizer .

    Abraco ,

    Vanessa K

    responder…

envie um comentário