Top

Este post é dedicado aos Maraturistas! Alguém aí se identifica?

Nada melhor para quem gosta de correr do que poder conciliar uma prova com um belo passeio não é mesmo? E ainda melhor se essa prova for dentro dos parques da Disney! Sim, é possível e elas estão ficando cada vez mais concorridas!

No passado…

A Disney sediou sua primeira maratona em 1994, quando o evento nem era chamado Run Disney, como é hoje conhecido e sim Disney Endurance Series. Em 1996 usaram o primeiro sistema de chip eletrônico e a meia maratona somente foi criada em 1998, quando ainda era no mesmo dia da maratona. Sendo assim os participantes tinham que optar entre uma prova ou outra. Nessa época correr na Disney era bem mais baratinho do que hoje, USD 25,00 a meia maratona e USD 50,00 a maratona! Em 2006 a meia maratona e a maratona começaram a ser realizadas em dias separados e foi então que surgiu o Desafio do Pateta que consiste em correr a meia maratona num dia e a maratona no outro. Em 2014 a Disney criou os 10k da Minnie e assim também surgiu o Desafio do Dunga, que te desafia a correr 5k num dia, 10k no outro mais a meia maratona e a maratona! E dá-lhe perna!

Além do Evento oficial da Walt Disney World Marathon, vários outros eventos foram surgindo, como o Everest Challange no Animal Kingdom, em 2008, a Meia Maratona e 10k das Princesas em 2009, entre outras!

E hoje?

Hoje a Disney conta com 9 eventos oficiais espalhados na Walt Disney World em Orlando, a Disneyland na Califórnia e a Disneyland de Paris. Todos os eventos da Run Disney são mega badalados e concorridos e as inscrições devem ser feitas com muita antecedência, pelo menos 4 meses! Para terem ideia, para a meia das princesas em Fevereiro as inscrições já estão esgotadas.

Calendário de provas da Run Disney 2017:

  • Walt Disney World Marathon Weekend – de 4 a 8 de Janeiro – Walt Disney World, Florida
  • Star Wars Half Marathon – The Light Side – de 12 a 15 de Janeiro – Disneyland Resort, Califórnia
  • Disney Princess Half Marathon Weekend – 23 a 26 de Fevereiro – Walt Disney World, Florida
  • Star Wars Half Marathon – The Dark Side – 20 a 23 de Abril – Walt Disney World, Florida
  • Tinker Bell Half Marathon Weekend – 11 a 14 de Maio – Walt Disney World, Florida
  • Disneyland Half Marathon Weekend – 31 de Agosto a 3 de Setembro – Disneyland Resort, California
  • Disneyland Paris Half Marathon Weekend – 21 a 24 de Setembro – Disneyland Paris, França
  • Disney Wine & Dine Half Marathon Weekend – 2 a 5 de Novembro – Walt Disney World, Florida
  • Super Heroes Half Marathon Weekend – 9 a 12 de Novembro – Disneyland Resort, California

Quanto custa?

Dependendo do evento os valores podem variar USD 5,00 ou USD 10,00 por prova mas para referência, os valores da Walt Disney World Marathon Weekend de 2017 (ainda há vagas!!!) são:

  • 5K – USD 80,00
  • 10K – 80,00
  • Meia Maratona – USD 180,00
  • Maratona – USD 180,00
  • Desafio do Pateta – USD 365,00
  • Desafio do Dunga – USD 560,00

Existem também eventos como massa no parque e festa pós corrida, que mudam de evento para evento e são pagos separadamente. Também existem pacotes VIP, onde o participante tem acesso a área de personagens separadamente, comidinhas pré corrida, banheiros exclusivos e tenda para se trocar.

Quando fui correr na Disney, fui no evento das princesas, o Disney Princess Half Marathon Weekend, em fevereiro, e ainda não tinha completado minha primeira meia maratona. Corri 10K. Mas como fui para a Flórida a trabalho e decidi um pouco em cima da hora, as inscrições do site oficial já estavam todas esgotadas. Para isso sempre existem agências que vendem pacotes. Você gasta um pouco mais, pois tem que comprar junto com a inscrição pelo menos 3 diárias em hotel dentro da Disney, mas vale se você estiver muito afim e pela estrutura no dia da corrida!

Eu usei a agência Dream Come True Vacations, americana e tudo funcionou muito bem. Troquei vários emails com uma agente que inclusive foi correr os 10k também! Não posso indicar outras agências de lá pois não conheço mais nenhuma especializada.

Como Funciona?

Chegamos ao hotel e fomos buscar nosso kit no ESPN Wide World of Sports. Eles montam a Health & Fitness Expo, uma feira super legal com muitas lojinhas e descontos muito bons (no fim de semana das princesas os descontos eram apenas para mulheres… os príncipes corredores não tinham direito), ganhei 20% de desconto num tênis lançamento da Asics na ocasião. Ali nessa feira também tem a loja oficial do evento, onde com certeza você gastará uns dólares pra comprar uma regata ou camiseta oficial além de outros souvenirs!


O kit da corrida é bem legal, vem com uma camiseta da Champion, barrinhas, chip etc. Mas prepare-se para a medalha! é linda demais! Queria todas!

Outro detalhe bem interessante é que nas corridas dentro da Disney você vai ver muuuuuitas pessoas correndo fantasiadas, algumas de acordo com o tema da corrida. No final de semana das princesas choveram Cinderelas, Malévolas, Auroras… E como não quis ficar de fora, aproveitei a feirinha para comprar uma saia com brilhos, ou tutus, como elas chamam, e correr à carater! Aproveite, pois na Disney vale tudo e dificilmente você correrá vestida assim em outras provas!

Meu look corrida!

Meu look corrida!

O dia da prova

Eis aqui o lado bom de ter me hospedado num hotel Disney! Como eles precisam estar com tudo impecável para a abertura dos parques às 9:00h, a largada das provas acontece às 5:30h (isso mesmo!)! Mas para hóspedes Disney existe transporte saindo a cada meia hora para o local da largada a partir das 3:30h, que foi a hora que saímos! Não se preocupe, existe DJ, animadores, música alta, tudo para acordar a galera! Nossa largada era no Epcot e chegando ao estacionamento nos deparamos com uma estrutura que nunca vi em nenhuma prova no Brasil antes. Banheiros químicos e pias móveis sem fim, uma tenda gigante para guardarmos nossas mochilas, pódio, arquibancada e tudo mais! Não consigo pensar como eles conseguem desmontar toda a estrutura para abrir o parque poucas horas depois!

Deixamos nossas mochilas e fomos para nosso corral. Sim, na hora da inscrição você tem que informar seu pace médio, pois eles organizam as pessoas pelo tempo que pretendem terminar a prova. Para minha surpresa eu estava no último, que significava que estava junto com a turma mais rapidinha. Acho que estes 10k não são tão competitivos. A Maratona de Janeiro é bem disputada, inclusive por muitos atletas profissionais, mas é bem comum ver pessoas que vão para se divertir e curtir os parques de uma forma diferente aqui!

Correr na Disney é mágico. Já na largada, como a febre da vez era Frozen, nevou de mentirinha e tinha música por todo caminho. Personagens aparecem o tempo todo e existem banheiros no trejeto! Muita gente para pra tirar foto com personagens e se formam até filas. Eu estava afim de correr e parei só com o Donald bem no final! Como corri apenas 10k passei apenas dentro do Epcot. Mas a meia maratona passa por dentro do Magic Kingdom e a Maratona passa por dentro dos 4 parques!

Depois da corrida eles entregam uma caixinha com banana, barrinhas, água etc e as princesas aparecem para tirar fotos. Eu não quis pegar fila para tirar foto com nenhuma e queria ir logo para o hotel traçar um belo café da manhã! Novamente para quem está dentro da Disney, o transporte fica disponível de meia em meia hora!

Tênis exclusivo

Todo ano a Disney lança tênis comemorativos, em parceria com a New Balance para todas as corridas da Run Disney. Estes tênis não ficam disponíveis para compra no site e são muito, mas muito concorridos. Tem limitação de um par por pessoa (para evitar mercado negro) e para terem ideia existe uma fila virtual em que você se cadastra e eles avisam o horário que você pode voltar para comprar seu tênis. Esta fila virtual e os tamanhos esgotam rapidamente. Então se você além de corredor é um fanático por tênis de edições limitadas, assim que se inscrever fique atento às datas da fila virtual aqui! Geralmente eles são lindos!

dumbo2_1920

Tênis do Dumbo, edição limitada 2016!

Minhas considerações

Eu adorei e tenho muita vontade correr novamente na Disney, mas agora uma meia maratona! Não é de se surpreender que a organização é impecável e as provas contam com uma mega estrutura! Para quem também se animou e quer se aventurar, alguns pontos práticos para não se esquecer:

  • Se inscreva com  antecedência;
  • Se o orçamento permitir, se hospede dentro da Disney, pelo menos no dia que antecede a corrida. As diárias saem a partir de USD 120,00. Existem hotéis bem mais baratos em Orlando, mas pela estrutura vale a pena.
  • Se programe para chegar pelo menos dois dias antes, principalmente se for correr provas mais longas como a meia maratona. Seu corpo precisa se recuperar da viagem!
  • Deixe para passear depois da corrida. Em Orlando todas as atrações incluem caminhar muito. Você não quer ser prejudicado depois de esperar tanto por isso!
  • Se divirta! Você está na Disney! Deixe a seriedade um pouco de lado, corra fantasiado, colorido, ou com algum acessório. Se  não estiver com espírito de bater seu tempo, tire fotos com personagens! Confie em mim, você não vai se sentir ridículo. Todo mundo corre assim por lá!

O calendário oficial de todos os eventos e todas as informações estão no site oficial da Run Disney, aqui!

E aí? Prontos para iniciar os treinos?

(Visited 51 times, 1 visits today)

envie um comentário