Top

Aloha Pessoal!

Quando fiz o post sobre Oahu (leia na íntegra aqui!), contei que antes de ir para lá, ficamos 5 dias em Maui! Hoje vim contar tudo que você precisa saber para conhecer e aproveitar o melhor que Maui tem a oferecer! Vamos lá?

Antes de começar, se você está chegando agora e quer saber um pouco mais sobre o Hawaii, veja o que falei no outro post aqui!

Quando ir?

O Hawaii tem clima subtropical, e faz calor o ano inteiro com poucas variações entre inverno (de novembro a abril) e verão (de maio a outubro). A temperatura média gira em torno dos 25 graus e a mínima em torno de 18 graus. Por conta do clima ameno o ano inteiro e pouca chuva, é possível fazer uma bela viagem por suas ilhas o ano todo, porém o melhor período considerando clima, vai de abril a setembro, quando é mais quente, chove menos e a água do mar, que é mais gelada que a do caribe, esquenta um pouco! Para surfar a época muda. Se quiser encarar as ondas, viaje de novembro a março. O clima na ilha é louco! Sim, quando você sai do hotel o sol brilha e, do nada, cai a chuvarada ou entra um vento! Por estar no meio do pacífico o clima é assim instável, mas o sol brilha na maior parte dos dias!

Sobre Maui

Maui é a segunda maior ilha do Hawaii e suas cidades ou “towns” mais conhecidas são: Lahaina, Kihei, Kahului, Wailuku, Makawao, Paia, Hana, Lanai City (ilha de Lanai), Haiku e Molokai (Ilha de Molokai). As mais povoadas são Kahului e Wailuku e em Kahului é onde fica localizado o aeroporto da ilha, e onde você vai chegar quando visitar este paraíso!

MAUI (5)

O relevo da ilha é dominado pelo vulcão Haleakala, hoje inativo e que você pode subir para ver o nascer do sol!

A oeste da ilha fica Lahaina, antiga capital do reino do Hawaii, antes de Honolulu, de 1820 a 1845. Ela é a porta de entrada para praias magníficas como Kaanapali, Kapalua, Napili Bay e Honolua Bay. Ótimo local para se hospedar em resorts de praia.

Ruas de Lahaina!

Ao sul fica Kihei, que é uma região onde a hospedagem tem um preço bem mais em conta e fica próxima de praias como Wailea, Makena e Maluaka Beach (famosa Turtle Town). Nestas últimas você pode se hospedar em resorts de luxo.

Ao norte, além de Kahului, que é onde fica o aeroporto, o shopping etc, fica Ho´okipa, famosa para prática de windsurf e Jaws, famosa por suas ondas gigantes.

Na ponta leste fica Hana, que é famosa pela longa e sinuosa estrada que leva até ela.

Quanto tempo ficar?

Como dá para ver no mapa, a ilha é bem grande, e quanto mais tempo você ficar, melhor vai conhecer tudo. Nós ficamos por 5 dias inteiros, que achei ótimo, mas não o suficiente. Um dia inteiro choveu, o que acabou comprometendo os passeios. Se fosse fazer novamente esta viagem ficaria 7 dias em Maui, pois alguns passeios ficaram de fora e também a chuva pode ocorrer, assim teria uma margem pra erro! Se você não tem como ficar 7 dias e só puder ficar os 5 que ficamos, também vai conseguir conhecer bem e sem pressa se souber priorizar o que quer fazer. O roteiro que escrevi foi para 6 dias, contando com sol em todos eles hehehe!

Como chegar?

Como seu vôo do Brasil vai chegar em Honolulu, você vai pegar um vôo menor para chegar em Maui. As cias aéreas que fazem este trecho são: Hawaiian Air, Mokulele e Island Air, que foi a que voamos. Os aviões são bem pequenos e voam baixo, mas a viagem é super tranquila e dura 40 minutos! Eu comprei pelo site deles mesmo, aqui! Os valores das passagens ficam na faixa de USD 100,00. Como estes vôos internos são em aeronaves pequenas, somente está incluso no valor da passagem, uma mala de mão de até 7kg e uma bolsa! Se quiser tentar esta façanha, descubra como neste post aqui! Se não, você pode despachar a primeira mala até 23kg por USD 15,00 e a segunda por USD 25,00.

Avisão da Island Air que voamos até Maui!

Lembrando que, dependendo a cia que você chegar no Hawaii/ Honolulu, você também terá que pagar por mala despachada. Nós voamos de São Francisco até lá com a United e não nos atentamos a este detalhe e no fim saiu bem caro. Na época vi que a primeira mala despachada da Delta é grátis, assim mesmo pagando um pouco mais pela passagem, pode valer a pena. Se você for cliente Smiles, a Delta pontua, a United não. Fique atento.

Onde Ficar

Este tópico é bem pessoal, pois depende o intuito da sua visita e suas expectativas. Se estiver procurando ondas gigantes ou vento, deve ficar próximo a Jaws, se quiser economizar, Kihei . Mas se quiser ficar na praia mais bonita (na minha opinião), perto de outras tão lindas quanto e do lado de Lahaina, que é cheia de galerias de arte, lojinhas fofas e bons restaurantes, fique em Kaanapali. Lahaina também tem opções de hospedagem, mas não tem a praia de Kaanapali.

Praia de Kaanapali

A praia de Kaanapali é linda demais!

Nós resolvemos ficar ali porque amei a praia e não conseguia imaginar estar no Hawaii e não ficar de frente para o mar e porque as opções de hotéis eram gigantescas. Todas as grandes redes de hotéis como: Hyatt, Westin, Sheraton, Marriot, têm um resort nesta praia e que atendem vários perfis de viajantes. Nesta praia também fica o Whalers Village, que é um shopping fofo de frente para o mar e com ótimos restaurantes e lojas!

Escolhemos o Sheraton Maui, que fica bem no costão, na emblemática Black Rock, formação de lava vulcânica de onde muitas pessoas fazem Cliff Jump e de onde, acreditavam os antigos, os espíritos saltavam para encontrar os seus ancestrais para sempre. O mergulho de snorkel é maravilhoso nesta área onde também é possível ver tartarugas com muita facilidade.

2015-04-24 10.05.01

Sheraton Maui

2015-04-25 (H) Maui Sheraton (19)

2015-04-25 (H) Maui Sheraton (2)

O hotel tem uma ótima estrutura e serviço; vários restaurantes, spa, um café da manhã delicioso, piscina, e uma vista maravilhosa. Super aprovei e com certeza me hospedaria aqui novamente.

Onde Comer

As opções são muitas, mas não se engane, como já falei no post sobre Oahu, o Hawaii não é um destino budget e um prato individual na maioria dos restaurante fica entre USD29,00 e USD 35,00. Com exceção do dia que jantamos em um Mexicano e no Bubba Gump (que eu pessoalmente adoro e sempre vou!), esta foi a média!  Jantamos todos os dias num lugar diferente.

Minhas dicas para quem ficar pelo mesmo lado que fiquei é jantar um dia em Lahaina para ver o pôr do sol que é magnífico! Existem muitos restaurantes ali, mas eu escolhi o Bubba Gump. Estava muito saboroso e jantamos no deck da varanda, com vista do mar!

2015-04-24 (D) Maui Lahaina (41)

Mesa no deck no Bubba Gump!

2015-04-24 (D) Maui Lahaina (43)

Sunset maravilhoso em Lahaina!

Também se estiver em Kaanapali, não deixe de escolher algum dos restaurantes do Whalers Village. O mais bem cotado na época era o Leilani´s, e super aprovei. O ambiente é bem havaiano e a comida deliciosa! Outro bem cotado por ali mas que não cheguei a ir é o Hula Grill. Esse é bem animadinho, de frente para o mar e tem música ao vivo!

No dia do aniversário do Paulo jantamos no Black Rock Kitchen, no Sheraton. O resturante é lindo, mas de todos, foi o que menos gostei. Não sei por que, mas o menu não me agradou e acabei pedindo um prato do Room Service. De qualquer forma o atendimento e o vinho estavam excelentes. Mas o que gostei mesmo no Sheraton foi o Mai Tai Bar, que é o bar da piscina. Almoçamos dois dias ali e tinha uma salada asiática sensacional! Os Mai Tais, drinks tipicamente havaianos, também eram ótimos.

Salada Asiáttica no Mai Tai Bar

Bons Mai Tais

Bons Mai Tais no bar da piscina!

Também jantamos no Sangrita Grill, um Mexicano muito bom e com uma decoração muito linda. Ali pude beber boas Margaritas, meu drink favorito! Eu que amo a culinária mexicana sou suspeita, mas o lugar vale a pena conhecer!

Também jantamos um dia no Hard Rock Café, que era em frente ao Premium Outlets, no centrinho de Lahaina, mas fechou em dezembro.

Sobre comes e bebes ainda, em Maui o Shave Ice é muito famoso e tem muitas sorveterias deste tipo por lá, é tipo um geladinho. Eu experimentei, mas não é dos meus sorvetes favoritos hehehe. Já que você está no Hawaii, compre e tire suas próprias conclusões!

Eu e o meu Shave Ice!

Como se locomover

Como a ilha é grande e as praias e passeios ficam bem espalhados, acho essencial alugar um carro, ao não ser que você queira ficar apenas no hotel! Eu aluguei com a Alamo, direto pelo site deles mesmo! Não vi muito transporte público e é impossível visitar tudo andando!

O que fazer – Roteiro de 6 dias em Maui

Separei os dias de acordo com as regiões e tempo que cada passeio leva. É claro que tudo pode ser ajustável e se você amar muito uma praia e quiser passar o dia todo nela, aproveite! Tudo que coloquei aqui considero indispensável e acho que vai fazer total diferença na sua experiência! Vamos lá?

Dia 1: Se chegar de manhã como chegamos, após o check in, faça um reconhecimento de área, curta a praia do hotel, almoce por ali curtindo a piscina e uns drinks, faça snorkel pra ver tartarugas e dê uma caminhada pelo Boardwalk de Kaanapali ver os hotéis e resturantes durante o dia, assim já vai ter ideia do que gosta e o que combina mais com seu estilo ou gosto! O nosso tour pelo Boardwalk está no vídeo abaixo!

Black Rock na frente do hotel. Local perfeito para snorkel!

DCIM100GOPROGOPR0028.

Tartaruga na Black Rock

Fazendo reconhecimento de área!

Depois de curtir essa praia maravilhosa, por umas 17:00h, vá para Lahaina para passear, também fazer um reconhecimento de área e garantir uma vaga para jantar assistindo o pôr do sol. Depois de jantar você ainda consegue ver lojinhas se quiser, que ficam abertas até bem tarde! (Se não me engano, meia noite!)

2015-04-24 (D) Maui Lahaina (16)

Ruas de Lahaina!

2015-04-24 (D) Maui Lahaina (4)

Dia 2: Faça o passeio imperdível até a cratera de Molokini. Molokini é uma cratera vulcânica submersa em formato de meia lua que fica mais ao sul da ilha. Esta cratera é muito popular para mergulho de cilindro ou snorkel, já que pelo seu formato em meia lua protege os corais das ondas do mar. é um dos lugares mais claros que já mergulhei. Fomos com a Pacific Whale Foundation, que é uma fundação que também tem várias iniciativas para proteger animais marinhos, como baleias, tartarugas etc e inclusive você pode ajudar “adotando” algum animal na lojinha da fundação ou se tornando membro. O passeio tem duração de umas 5 horas e além da cratera, para perto de Wailea num local chamado Turtle Arches, onde dá para nadar com tartarugas. As bebidas (inclusive alcoólicas), café da manhã continental e almoço estão inclusos no passeio. Ele custa USD 103,95. O passeio parte às 7:00h de Ma´alaea Harbour. (marcada no mapa no fim do post).

Eu e a cratera de Molokini

Cratera de Molokini

DCIM100GOPROGOPR0138.

Água super clara em Molokini

DCIM100GOPROGOPR0165.

Wailea vista do barco! Parada para snorkel ali também!

Como você vai estar de volta do passeio por volta do meio dia, depois de passear na lojinha da fundação, aproveite que está mais ao sul da ilha e visite as praias deste lado, como Wailea e Makena, com destaque principal (se você amar tartarugas marinhas como eu) para Maluaka Beach ou mais conhecida como “Turtle Town”! Ali nadamos com várias tartarugas ao mesmo tempo! E a praia é linda!

DCIM100GOPROGOPR0264.

Um dos melhores mergulhos com tartarugas da vida!

DCIM100GOPROGOPR0226.

No caminho, pare em Kihei para um lanchinho e vá na Wow Wow Lemonade! Fazem limonadas com várias outras frutas junto, todas compradas de pequenos fazendeiros locais. é uma boa pedida pro calor Havaiano!

2015-04-25 13.46.01

Wow Wow Lemonade!

2015-04-25 13.44.15

Quando voltar pro hotel depois deste longo dia, aproveite para jantar no hotel mesmo ou nas redondezas!

Dia 3: Vá para o lado Oeste da ilha e curta as praias de Napili, Kapalua Bay e Honolua Bay por ali!  São todas lindas! Por ali ficam hotéis luxuosíssimos como o Montage e o Ritz-Carlton e as redondezas são bem bonitas. Em Honolua Bay acabamos não entrando porque não estava batendo sol na água e o Oceano Pacífico tem água bem geladinha…. acabei ficando com frio! Mas na foto dá pra ver muitas pessoas fazendo snorkel ali! Acho que vale a pena! Honolua Bay é famosa por suas ondas perfeitas para surf de Dezembro a Março, então se você viajar nesta época, nada de snorkel por ali!

Kapalua Bay, Linda!

Kapalua Bay

2015-04-26 (C) Napili Bay (2)

Napili Bay!

2015-04-26 (C) Napili Bay (1)

2015-04-26 (A) Honolua Bay (9)

Honolua Bay flat!

2015-04-26 (A) Honolua Bay (4)

Honolua Bay

Neste dia volte para ver o pôr do sol em Kaanapali, que também é lindo, e beber um Mai Tai. Jante em algum restaurante ali mesmo!

2015-04-27 (A) Maui Sheraton Cliff Dive Sunset (5)

Sunset + Mai Tai = Perfeito!

2015-04-27 (A) Maui Sheraton Cliff Dive Sunset (3)

Nas sextas o hotel faz um luau. Nós não participamos, mas esta performance fazia parte. Eles imitam o que os ancestrais faziam na Black Rock e no fim as tochas se acendem!

Dia 4: Tome um café demorado, aproveite a praia do hotel! Afinal férias também tem que ter um descansinho! De tarde faça um passeio de Helicóptero. Considero imperdíve  fazer algum passeio de helicóptero no Hawaii por conta do relevo lindo! Escolhemos Maui para fazer isso por ter uma paisagem mais selvagem que Oahu e não nos arrependemos! Foi inesquecível!

A empresa do nosso passeio foi a Blue Hawaiian Helicopters e super aprovei! Eles têm helicópteros e passeios em todas as ilhas do Hawaii e em Maui oferecem 6 passeios diferentes, cada um com diferentes regiões e tempo de duração. Eles também têm, além dos helicópteros normais, o Eco-star, que é aquele helicóptero todo envidraçado e que deixa a visão do passeio muito melhor! Nós fizemos o passeio West Maui & Molokai com Eco-star! Esse passeio inclui Molokai, uma ilha vizinha, onde fica a maior cachoeira, que é a que aparece na abertura do filme Jurassic Park. O passeio dura 50 minutos e custa aproximadamente USD 270,00. Você pode ver todos os passeios e reservar aqui!

2015-04-28 (B) Helicóptero Maui e Molokai (2)

Nosso Helicóptero Eco-star!

2015-04-28 (B) Helicóptero Maui e Molokai (4)

DCIM100GOPROGOPR0369.

DCIM100GOPROGOPR0370.

2015-04-28 (B) Helicóptero Maui e Molokai (27)

Kaanapali vista do alto!

2015-04-28 (B) Helicóptero Maui e Molokai (31)

O preço desses passeios não é barato, mas acho que você não vai se arrepender do investimento.

Fiz um vídeo que resume nosso passeio! A paisagem é de arrepiar!

Clique aqui e siga meu canal do Youtube! Lá posto vários vídeos das viagens também!

Dia 5 : A dica deste dia me deixa triste porque não consegui fazer e acho que teria amado demais! Mas como contei, pegamos um dia inteiro de chuva e ficamos apenas 5 dias! Vá assistir o nascer do sol no topo do Haleakala, a 3.055 metros de altitude! Você consegue chegar de carro se chegar cedo! Então anote: este programa começa beeeem mais cedo que o nascer do sol. Dependendo de onde você estiver hospedado, você levará até duas horas para chegar. Se você chegar muito tarde e não tiver mais vagas no estacionamento do topo, você vai ter que fazer o último trecho à pé e pode se atrasar. Portanto pesquise quanto tempo leva do seu hotel até a entrada do parque e adicione mais 1:15 para chegar até o topo. Isto é, você vai ter que provavelmente acordar entre 3:00h e 4:00h neste dia. Se programe e leve um lanche, para ser seu café da manhã, já que você só vai estar de volta ao seu hotel depois das 9:00h. Tabém faz muito frio nesta altitude e venta bastante. Leve roupas quentes. A Mari, do Ideias na Mala fez este passeio e vocês podem ver todas as dicas em detalhes aqui!

Depois desse passeio você provavelmente vai estar cansado então sugiro tirar o dia pra ficar de pernas pro ar no hotel, curtir o spa, a praia, afinal se você paga para ficar num lugar lindo tem que usar não é?

Se estiver disposto, andar depois do costão de Kaanapali, passando a Black Rock para ver o pôr do sol é lindo! Fizemos e amamos!

2015-04-28 (C) Sunset Kaanapali Beach Side (26) 2015-04-28 (C) Sunset Kaanapali Beach Side (37)

DCIM100GOPROGOPR0390.

DCIM100GOPROGOPR0393.

Inesquecível esse sunset havaiano!

Dia 6: Também é a dica de um passeio que não conseguimos por conta do tempo apertado, mas que nos indicaram muito! Percorrer a famosa estrada até Hana! Este é um passeio de dia todo ou até mais, pois existem pessoas que decidem dormir em Hana, mas todos que conversei que fizeram, amaram! O site oficial é este aqui! Existem tours guiados que fazem o caminho, mas eu acho que fazer com seu próprio carro te dá mais liberdade de ir parando onde der vontade e fazer no seu tempo.

Outras dicas

Não coloquei compras no roteiro, mas Lahaina é um local cheio de lojinhas e você vai encontrar tudo de mais legal por ali. Lojas de surf, souvenirs, inúmeras galerias de arte lindas, decoração e muito mais. O Whalers Village também supre bem esta parte e tem até uma Louis Vuitton de frente pro mar. Mas se você for adepto à grandes shoppings Maui tem um Mall também em Kahului, o Maui Mall, daqueles completos mesmo! No dia que choveu nós acabamos indo lá, afinal, praia com chuva é bem difícil.

Também, geralmente nas sextas, vários hotéis fazem luaus. Não fomos em nenhum, mas bastante gente vai! Consulte a programação do seu hotel. Geralmente o ingressol é open bar com o jantar incluído.

E pra fechar, um arco-íris visto do nosso quarto já que o Hawaii é o Rainbow State! Lá vocÊ verá muitos!!!

Essas eram minhas travel tips pra Maui. Espero que ter ajudado quem pensa em passar por lá! Posso dizer que vale muito a pena e que é daquele tipo de viagem que sentimos saudades só de pensar!

Escrevi o post sobre as duas ilhas e ainda não consegui resolver qual delas gostei mais. Acho que vou ter que ir novamente pro Hawaii pra tirar esta dúvida!

E vocês? Qual preferem?

Beijos e até o próximo post!

Ahh e todos os lugares que citei nesse post estão no mapa abaixo! Ele vai te ajudar muito a achar as coisas por lá!

(Visited 482 times, 1 visits today)