Top

Oi Gente!

Hoje vim falar de um assunto que acho bem importante na hora de planejar sua próxima viagem: a segurança!

É uma pena, mas o mundo anda mais instável do que nunca e infelizmente temos que levar isso em conta na hora de programar nossas férias. A verdade é que você pode ir para Londres que aparentemente é muito seguro e ser surpreendido com um ataque na London Bridge assim como pode ir para países em conflito como o caso da Turquia e das Filipinas, e nada acontecer. No fim, o que precisamos é ter cada vez mais informações sobre onde queremos visitar, para saber onde ir e, principalmente, onde não ir e o que não fazer.

Miniature businessman on map of Europe

Sempre leio muito, exaustivamente sobre os lugares que quero ir antes de dar a canetada final no roteiro, até para saber mais sobre religião, economia, costumes e atualidades. Gosto de viajar preparada (você também deveria)! Pensando nas minhas próximas férias que, mesmo ainda um pouco distantes, já estou planejando ansiosamente, várias preocupações foram surgindo ao longo das minhas leituras e daí a necessidade de buscar mais e mais informações para acabar de definir tudo e passar a régua de uma vez.

Mas Natalia, onde você acha estas informações?

Pois bem! Foi isso que fui descobrindo nos últimos meses e vim compartilhar hoje com vocês!

Orgãos oficiais governamentais

Itamaraty

Todos os países possuem um setor de Travel Advice, ou advertências sobre viagens para segurança do viajante, inclusive o Itamaraty. Achei o site brasileiro super completo e acho que vale a pesquisa.

Na Segurança do Viajante eles informam sobre as categorias e critérios usados para classificar cada país, então vale a pena ler antes de ir procurar o seu destino!

Depois visite o Seu Destino no Portal Consular e clique na bandeira do país que deseja visitar. Ali vai aparecer tudo o que você precisa saber sobre o destino escolhido incluindo informações sobre visto, vacinas, saúde, infraestrutura, transporte público, fenômenos naturais etc.

Como exemplo cliquei no Afeganistão (não é para lá que quero ir hehehhe) e olha o que apareceu, uma tarja vermelha de classificação Não Viajar! Sendo assim, se você decidir ir é por sua conta e risco, mas o aviso estava ali!

afeganistão

Já quando colocamos Alemanha, olhem o que aparece:

alemanha

Inglaterra

Além da página do Brasil, se você quiser saber mais detalhes, a mais completa que achei sobre temas de segurança, saúde, terrorismo e fenômenos naturais como tufões ou terremotos, foi a da Inglaterra, a Foreign Travel Advice UK. Funciona da mesma forma. Você digita ou clica no país e as informações aparecem. Mas o que gostei desta página é o resumo que é apresentado desde o início, assim você já tem como saber o panorama geral do lugar e ir adiante para ler os detalhes.

Como exemplo usei as Bahamas que, além da época de furacões, zika e casos de roubo, não tem nada de mais urgente, não representando perigos sérios ao viajante se viajar na época correta. Neste caso note que eles informam que de junho a novembro podem ocorrer furacões, o que fará você repensar sua viagem para lá neste período.

Bahamas

Estados Unidos

A página do Departamento de Estado dos EUA também é muito legal. Vale a consulta. Ali você digita o seu destino e aparece um resumo de tudo e se existem Travel Warnings para o país, que são advertências para os viajantes. Usei a Turquia, e a mensagem do resumo era essa:

Turkey

 

Perceba que aqui eles inclusive avisam quais regiões do país evitar e por quê. Acho muito bom ter este tipo de informação e não cair em roubadas.

Vale consultar os órgãos de alguns países para cruzamento de dados e assim tirar suas conclusões. Lembrando que os consulados, embaixadas e governos tendem a ser bem conservadores quanto à segurança de sua população. Não que a gente não precise ser, mas, como ter uma visão mais real da situação nos lugares?

Órgãos não governamentais

Eu uso sempre dois sites: World Nomads e os Fóruns do Trip Advisor.

World Nomads

Este site além de vender seguros de viagem super eficientes e ter muita informação para quem ama viajar, tem uma página muito legal de informação sobre os países chamada Travel Safety Tips ou dicas de segurança.

Ali você novamente vai digitar seu destino pretendido e vai ter informações de experts sobre cada lugar, com artigos específicos sobre fraudes, segurança em geral e outras dicas. Muito, muito completo. Digitei Turquia novamente apenas para mostrar a comparação. Ali aparecem artigos sobre trânsito, segurança da mulher, golpes entre outros! É super interessante e mostra situações do dia a dia, indo muito além dos dados oficiais mostrados pelos governos.

nomads2 - Copia

nomads1 - Copia

Trip Advisor

Mesmo assim, com tantas informações, há viajantes que preferem se garantir (como eu!!) falando com outros viajantes que já estiveram no local ou mesmo que residem no destino desejado! É uma forma de tirar uma última dúvida com locais e viajantes e ter uma troca bem interessante. Eu não uso os fóruns apenas para saber sobre segurança e clima, mas também se tenho alguma dúvida sobre meu roteiro, quantos dias ficar, em qual região… O fórum é gigantesco e você pode criar seu próprio tópico se não achar nenhum que já atende suas dúvidas. O pessoal responde super rápido!

Clique aqui para ver o site do Brasil. Lembrando que este é em português e provavelmente você vai ter resposta de outros brasileiros. Se quiser falar com pessoas do resto do mundo deve participar do fórum em inglês aqui!

No fim, mesmo tomando todas as precauções e cuidados necessários e recomendados, nada é 100% previsível em uma viagem e não quer dizer que nada acontecerá. De qualquer forma, com o mundo mudando todos os dias, temos que ficar atentos à tudo que acontece ao nosso redor e tentar evitar nos colocarmos em risco, afinal, as férias já demoram tanto pra chegar que ninguém quer entrar em apuros e arruinar tudo, não é mesmo?

Espero que tenham gostado desse post com dicas úteis!

Um beijo à todos e obrigada pela visita!

(Visited 19 times, 1 visits today)

Comentários:

  • 21 de julho de 2017

    Também gosto de viajar com tudo planejadinho, mas nem sabia dessas páginas. Ótimas dicas!

    responder…

envie um comentário