Top

Sabe aquela cidade grande mas que não tem cara de cidade grande? Que tem um clima descontraído, animado, alegre e que tem uma diversidade enorme de coisas para fazer? Assim é São Francisco, na Califórnia! Geralmente os turistas passam por ali no início ou fim de seu roteiro pela Califórnia, muitas vezes apressados e com pouco tempo, mas pense nessa cidade com carinho na hora de montar o seu roteiro e não a deixe de fora não!

São Francisco fica na costa oeste dos Estados Unidos e tem uma paisagem exuberante. Cenário de vários filmes de Hollywood e famosa por sua Golden Gate, fica de frente para o Oceano Pacífico e é famosa por sua neblina (fog), que se forma devido ao contato do solo quente da Califórnia com o frio das correntes do Pacífico. A cidade foi palco da luta por igualdade e liberdade de expressão e onde a bandeira gay com as cores do arco-íris foi usada pela primeira vez. Também ali foi eleito o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos, Harvey Milk, em 1977. Também seu bairro The Haight foi centro difusor do movimento hippie e do psicodelismo nos anos 60, com o “Verão do Amor” e onde viveram personalidades do rock como Janis Joplin. O bairro continua multicolorido até hoje. Por conta da história, a cidade tem esse clima de mente super aberta. Também é casa dos chocolates Ghirardelli e onde fica a famosa Alcatraz, antiga prisão de segurança máxima com presos bem conhecidos como Al Capone.

Estivemos por lá depois de nossa viagem pro Hawaii e ficamos por 3 dias inteiros. Como eu e Paulo temos costume de andar bastante, demos conta de ver muita coisa em pouco tempo, mas para não dar canseira ao leitor, montei um roteiro de 4 dias, baseado no que vimos e fizemos, para que se adapte a todo tipo de viajante! Para terem referências, tudo o que está no primeiro e segundo dia fizemos em um dia só. Mas tivemos um fim de tarde na nossa chegada que ficamos só no Pier 39.

O clima da cidade é totalmente influenciado pelo Oceano Pacífico e por conta dele tem clima bastante ameno o ano inteiro. Possui um verão seco, porém a temperatura máxima é 21ºC, em setembro e mínima de 11ºC, o que é bem baixo por se tratar de verão! No verão e início de outono as névoas (fog) são bem frequentes também, trazendo umidade e frio, principalmente no período da tarde. No inverno, as temperaturas variam entre 7ºC e 13ºC. As chuvas acontecem nesta estação, entre novembro e março. É raro nevar. Somente a cada 15 ou 20 anos. Mesmo assim se prepare para usar casaco o ano todo e passar frio! Do nada o tempo muda de sol pra névoa e os ventos são bastante fortes! A melhor época para visitar são os meses de abril, maio e setembro e outubro. Mesmo assim, vá prevenido. Estivemos lá em maio e não imaginava o frio que passaria por conta do vento! Resumo: comprei cachecol, luvas e vivia de jaqueta!

Onde ficar

Existem duas áreas mais populares para se hospedar: o Downtown, nos arredores da Union Square onde ficam as lojas como Macy’s Apple, Victoria´s Secrets e vários restaurantes, ou na área mais turística do Fisherman’s Wharf, que fica mais perto dos píers e do mar.

Mesmo sendo bem mais turística, eu escolhi a área do Fisherman’s Wharf por ser bem mais próxima a vários pontos de interesse que queria fazer á pé, e até repeti. Não me arrependo e aconselho ficar por lá! Escolhi o Holiday Inn Fisherman’s Wharf, que fica super próximo ao Píer 39, Fisherman’s Wharf, Ghirardelli Square e Lombard Street. O hotel é ótimo e bem equipado! Adoramos nos hospedar ali.

Foto: Holiday Inn

Foto: Holiday Inn

Como se locomover

Para cada lugar ou passeio vai existir uma forma diferente, mas acho que os jeitos mais legais são à pé, de bicicleta (que não fizemos porque estava muuuuuito frio), Cable Car ou Big Bus!

Cable Car: São bondes antigos e super tradicionais da cidade para subir as ladeiras. São Francisco tem mais de 50 colinas dentro dos limites da cidade e subir caminhando pode ser bem cansativo. Estes bondes são um dos ícones da cidade, foram instalados entre 1873 e 1890 e são operados manualmente. Eram usados por trabalhadores e pela população em geral, porém atualmente são na sua maioria utilizados por turistas. Apenas 3 linhas permanecem em funcionamento na cidade, duas delas, a Powell & Hide e a Powell & Mason fica na zona turística e são as que podem fazer parte do seu roteiro! O ticket “one way” custa USD 7,00, mas se você quiser também pode comprar para usar o dia inteiro. Não recomendo, pois todos os turistas querem andar, então lota e as filas são gigantescas. Compre para andar uma vez para ter a experiência, vá cedo e depois use outros meios de transporte.

Vista da linha Powell & Hide!

Vista da linha Powell & Hyde!

Big Bus: São aqueles ônibus vermelhos de dois andares e que passam por vários pontos da cidade de tempos em tempos e que você pode descer e subir quantas vezes quiser. Usamos estes ônibus em dois dias do nosso roteiro e foi super útil. Achei bom que você pode ficar o tempo que quiser na atração e descer a hora que quiser também. Ele tem 3 linhas: a Day Tour (vermelha), Sausalito Tour (verde) e a Night Tour (azul). Esta rota noturna deve ser bem bonita. Não tivemos tempo de ir. O preço é USD 45,00 para um dia sem night tour, USD 68,00 para dois dias com night tour incluso e USD 30,00 apenas o night tour. Para mais informações sobre valores e tipos de ingresso, acesse aqui!

Big Bus!

Big Bus!

Mapa das rotas do Big Bus com a lista dos pontos de parada!

Mapa das rotas do Big Bus com a lista dos pontos de parada!

Roteiro de 4 dias em São Francisco

 

Dia 1 – Bondinho + Lombard St.+ Fisherman´s Wharf + Píer 39 + Ferry Building Marketplace

Roteiro San Francisco - 1o Dia

Roteiro San Francisco – Primeiro Dia

Olhando para o resumo desse dia, parece muita coisa, mas tudo é pertinho e acho que fica perfeito. Foi um dos meus dias favoritos de passeio!

Comece o dia cedo, no início da Hyde Street, próximo ao Ghirardelli Square e pegue o bondinho até o topo da Lombard Street. Você vai usar a linha Powell & Hyde, e terá a vista de Alcatraz enquanto estiver subindo a rua. A subida é muito legal e é uma experiência bem diferente. Também dá pra subir a pé, mas é um morro bem inclinado.

Animados no bondinho!

Animados no bondinho!

Descendo do bondinho você estará no topo da famosa Lombard Street, a rua cheia de curvas tão famosa na cidade. Foi concebida em 1922 para permitir o tráfego de carros e eliminar os muitos e muitos degraus que ali existiam. Ainda existem degraus do lado da estrada e você pode descer caminhando e ver o movimento dos carros por ali! É o que sugiro aqui. Você vai ver que os carros precisam andar beeeeem devagarinho! É bem interessante e florida!

Vista do alto da rua!

Vista do alto da rua!

Lombard Street!

Lombard Street!

Dali siga para Fisherman’s Wharf, local com píer cheio de barcos de pesca, restaurantes com frutos do mar frescos (e os famosos crabs), cheio de lojinhas, com destaque para a padaria Boudin, repleta de pães em formatos diferentes e que serve o chowder (caldo ou sopa) mais famoso da região. Vale a pena entrar para conhecer. Vendem muitos acessórios de cozinha, livros de receita e temperos. Dá vontade de comprar tudo. Aqui no Fisherman’s Wharf, é um bom local para comer frutos do mar frescos, naquele esquema de escolher que eles preparam. No nosso roteiro não almoçamos e nem jantamos por aqui, mas seria uma ótima opção também.

Delícia de lugar!

Delícia de lugar!

Pães em formatos bonitinhos na Boudin!

Pães em formatos bonitinhos na Boudin!

Dali siga para o Píer 39. Este caminho é bonito, florido, movimentado e bem alegre.

Caminho que leva até no Píer 39!

Caminho que leva até no Píer 39!

O píer, apesar de super turístico, foi um dos lugares que mais gostei de toda a cidade. Cheio de ótimos restaurantes (deixei a opção de comer aqui para o jantar) e lojas, ali você vai poder ver os leões marinhos todos descansando e brincando no mar (neste link aqui tem uma webcam ao vivo e muitas informações sobre eles), ter uma vista super bonita da baía e de Alcatraz e se perder nas lojinhas.

Lugar muito lindo!

Lugar muito lindo!

Píer 39!

Píer 39!

Carrossel do píer! Aqui acontecem performances ao vivo também!

Carrossel do píer! Aqui acontecem performances ao vivo também!

Os fofos leões marinhos! O cheiro aqui não é muito agradável!

Os fofos leões marinhos! O cheiro aqui não é muito agradável!

Destaque especial para a Antiquities of California, uma loja de posters e fotos vintage ou atuais autografados por famosos, ou colecionáveis, é bem interessante. Tem a Houdini’s, loja de mágica, bem interessante também. Outra loja que adorei e quem é louco por balas e doces também vai amar, é a The Candy Baron, definitivamente nunca vi tanta bala junta! Além dessas, existe uma loja só para canhotos, a Leftty’s, e muitas outras! Se você gostar, ali fica um aquário bem grande também. Dali também saem passeios de barco pela baía, para observar baleias e outros animais.

Eu fui flagrada querendo umas balinhas!

Eu fui flagrada querendo umas balinhas!

Os morangos dali também eram lindos! Aqui é ótimo para comprar um lanchinho de meio de manhã!

Os morangos dali também eram lindos! Aqui é ótimo para comprar um lanchinho de meio de manhã!

Depois de ver e se divertir por ali, você vai andar um pouco mais de 2km até o Ferry Building Marketplace que também fica de frente para o mar num píer! Vá devagar e curta a paisagem. É super bonita a região. O Ferry Building Marketplace é um galpão antigo que foi transformado em um mercado muito legal, que vende comidinhas, bebidas, azeite de oliva, pães, carnes e muitos quitutes.

Fery Building visto de fora!

Fery Building visto de fora!

Parada estratégica para comer e beber!

Parada estratégica para comer e beber!

Você pode degustar uma infinidade de coisas e ainda existem restaurantes que você pode sentar e comer por ali mesmo! Minha sugestão é dar uma volta por tudo, degustar tudo o que quiser e escolher um dos lugares para uma paradinha para o almoço. Nós paramos aqui perto das 13:00h e sentamos num Wine Bar delicioso, o Wine Merchant, que também servia comidinhas. Aqui ficamos por bastante tempo, jogamos conversa fora e bebemos ótimos vinhos!

Mercado por dentro!

Mercado por dentro!

Se você chegar antes das 11:00h vai pegar o Farmers Market aberto, que são várias barraquinhas de produtores locais vendendo desde frutas, verduras, até mini porções de tacos e outras comidas. Como chegamos depois, eles já estavam indo embora. Sugeri almoçar por aqui, já que o lugar fecha cedo. Durante a semana às 19:00h, sábado às 18:00h e domingo às 17:00h.

2015-05-09 (D) SFO Ferry Building Marketplace e Pier 41 (7)2015-05-09 (D) SFO Ferry Building Marketplace e Pier 41 (46)

A região ao redor do Ferry Building é bem linda e você está super próximo ao centro financeiro da cidade! Acabando de comer, dê uma passeadinha por ali e vá voltando até o Píer 39 para jantar! Como sugestão, deixo o Bubba Gump, que sempre adoro e vou quando estou nos Estados Unidos. Ou então, se você quiser comer um tradicional King Crab, jante no Crab House. Ele é o restaurante mais famoso e concorrido do Píer 39, então, ou chegue cedo, ou faça reserva ou vai ter que esperar um pouquinho, que foi o nosso caso!

Nós no Crab House!

Nós no Crab House!

Dia 2 – Alcatraz + Union Square + China Town + Ghirardelli Square

Roteiro San Francisco - 2o Dia

Roteiro San Francisco – 2o Dia

Como contei, eu fiz Union Square + China Town + Ghirardelli Square junto com o primeiro dia. Como andamos bastante, depois do Ferry Building Marketplace, estávamos muito próximos da Union Square e resolvemos seguir caminho até parar na Ghirardelli fim de tarde antes do jantar. Ver Union Square e China Town é um passeio difícil de prever quanto tempo você vai levar, pois ali ficam as lojas e tudo depende de quantas compras você quer fazer. Como acho que sobraria muito tempo, montei este dia incluindo também o passeio até Alcatraz, que não fizemos porque os maridos não queriam, mas que é super famoso e acho que deve valer a pena ver como os perigosos bandidos ficavam presos em segurança máxima!

Comece o dia com o tour até Alcatraz. O passeio sai do Píer 33 e todas as informações de valores e horários de saída estão aqui! Estes tickets já incluem áudio tour que acho super válido e têm duração de 2 horas e meia.

Comece o dia visitando a famosa ilha de Alcatraz!

Comece o dia visitando a famosa ilha de Alcatraz!

Chegando do passeio, como já vai ser perto ou após o meio dia, um almoço ou petisco em algum barzinho ou restaurante do Fisherman’s Wharf vai muito bem aqui, já que o Píer 33 fica super próximo.

Depois de comer algo, sugiro pegar um táxi ou Uber e seguir para Union Square. Se quiser ir caminhando, são mais ou menos 30 minutos. Ali estará a praça e todas as lojas já conhecidas nos arredores como Apple, Victoria´s Secret, Macy’s, entre tantas outras.

São Francisco Downtown

São Francisco Downtown e as comprinhas que adoramos!

Saindo dali, caminhe até chegar em China Town e ali sim você vai ver aquelas lojas que vendem de tudo ao estilo Ásia, mas com preço americano hehehe! Perca-se por quanto tempo for necessário!

Portal em China Town

Portal em China Town

Ruas e lojinhas do bairro chinês de São Francisco!

Ruas e lojinhas do bairro chinês de São Francisco!

Saindo dali você pode pegar um táxi ou caminhar por meia hora até Ghirardelli Square, uma loja gigante da marca californiana de chocolates com uma praça bem linda na frente para fechar seu fim de tarde bem doce. Sugiro fortemente pedir um sundae, famoso por lá, ou degustar e comprar alguns dos famosos e deliciosos chocolates.

Peça o sundae!

Peça o sundae!

2015-05-09 (F) SFO Ghirardelli Square (3)

Para o jantar sugiro algo pelo Fisherman’s Wharf ou Píer 39. Pode ser Bubba Gump ou um Chowder do Boudin.

Dia 3 – Alamo Square + Haight Ashbury + Golden Gate + Sausalito

Roteiro San Francisco - 3o Dia

Roteiro San Francisco – Terceiro Dia

Dia de usar o Big Bus!!! Neste dia, a gente estava suuuper cansado das andanças do primeiro e ele foi nossa salvação!

No meio dessas paradas que sugeri, existem outras que você pode fazer dependendo de seus interesses e vontades, como o Golden Gate Park por exemplo, que vimos mas não quisemos descer. Coloquei as atrações na ordem que o ônibus para, assim fica mais fácil!

Comece o dia saltando em Alamo Square, rua conhecida pelas famosas Painted Ladies e a única atração que você terá no lugar. É tipo parada pra foto de cartão postal, sabe? Mas já que o ônibus passa ali, achei legal parar. Estas casas são famosas pelo seu estilo vitoriano e por serem todas pintadinhas bem bonitinhas. Mas basta andar um dia por São Francisco para perceber que a cidade está cheia delas e muitas muito mais lindas! Mas elas são realmente simpáticas. Se você parar um pouco mais no alto da rua, conseguirá ver os prédios e a cidade atrás delas, mas não tive esse olhar no momento de fazer a foto!

2015-05-10 (A) Alamo Square e Painted Ladies (27) 2015-05-10 (A) Alamo Square e Painted Ladies (2)

Saindo dali, a próxima parada é Haight Ashbury, no bairro The Haight, famoso pela cultura Hippie nos anos 70 e a psicodelia que tomava conta do local! O bairro é mais alternativo, cheio de lojas com essa pegada, muros pintados e cafés. Ali também fica a Amoeba Records, maior loja de discos do mundo. Até o Paul McCartney já tocou ali para poucos e bons convidados!

Cruzamento famoso!

Cruzamento famoso!

Lojas coloridas!

Lojas coloridas!

Entrando no clima!

Entrando no clima!

Muros grafitados!

Muros grafitados!

Amoeba Music

Amoeba Music

Depois de ver muitas maluquices (aqui é um ótimo lugar para achar uma fantasia caso você tenha alguma festa desse tipo para ir) e se divertir, é hora de partir pra cruzar a famosa Golden Gate! Caí na besteira de querer ir na parte de cima do ônibus, mas neste dia estava nublado e com muito vento e foi totalmente congelante!

Atravessando a Golden Gate super corajosa do lado de fora!

Atravessando a Golden Gate super corajosa do lado de fora!

Para fazer a famosa foto com a ponte você vai passar pro outro lado dela e ali o ônibus faz uma parada. Local ótimo para fotos, mas bem concorrido! Já que estamos a caminho de Sausalito, deixe para fazer fotos também na primeira parada da linha que vai pra Sausalito, a linha verde, que você vai pegar na parada após a Golden Gate. Eles usam um ônibus menorzinho para ir para lá!

Aquela foto clássica com a ponte!

Aquela foto clássica com a ponte!

Bus da linha verde que leva pra Sausalito!

Bus da linha verde que leva pra Sausalito!

Sausalito é um capítulo à parte! Pense numa cidadezinha pequeninha, fofa, cheia de restaurantes gostosos na rua principal, lojinhas e que ainda tem uma vista maravilhosa do skyline de São Francisco? Não dá vontade ir embora daqui! A esta hora você vai estar com fome, então procure primeiro um local pra comer. Nós comemos no delicioso Copita Tequilaria y Comida, um mexicano muito bom bem no centro! Se quiser King Crab ou frutos do mar, minha sugestão vai pro fofo restaurante Scoma’s Sausalito que fica num píer de frente pro mar com uma vista maravilhosa!


2015-05-10 (D) Sausalito (26)

Skyline muito lindo!

Skyline muito lindo!

Cidadezinha muito simpática!

Cidadezinha muito simpática!

Depois de comer, passeie pela cidade! Eu que sou viciada em enfeites de Natal, encontrei uma loja maravilhosa e quase morri! Queria comprar tudo!

E e os enfeites de Natal!

Eu e os enfeites de Natal!

Assim que estiver satisfeito, é hora de voltar! Me deu uma pena de ir embora dali!

Dia 4 – Hollywood Cafe + Palace of Fine Arts + Disney Family Museum

Roteiro San Francisco - 4o Dia

Roteiro San Francisco – Quarto Dia

Comece o dia com um café super demorado e delicioso (que já vai valer o seu almoço) no Hollywood Café. Este café é pequeninho e super concorrido, então chegue cedo e saiba que vai esperar um pouco! As porções são enormes mesmo e tudo é muito gostoso. Gosto de ter estes momentos sem correria em viagens também!

O meu prato era o light! Olha quanta comida!!

O meu prato era o light! Olha quanta comida!!

Café da amiga!

Café da amiga!

Depois pegue o Big Bus novamente e siga até a parada do Palace of Fine Arts. Este Palácio das Belas Artes foi construído em 1915 e é uma das construções mais lindas, exuberantes e fotografadas de toda a cidade. O passeio não é demorado, mas o entorno está cheio de cisnes, patos, belos jardins e rende belas imagens.

2015-05-11 (B) Palace of Fine Arts (7) 2015-05-11 (B) Palace of Fine Arts (6) 2015-05-11 (B) Palace of Fine Arts (5)2015-05-11 (B) Palace of Fine Arts (13)

Ali perto também fica uma praia que te dará um outro ângulo da Golden Gate! O vento era muito, mas achei linda demais, com areia branquinha!

Bela praia com a Golden Gate de fundo!

Bela praia com a Golden Gate de fundo!

Como esta visita é relativamente rápida e quando você acabar de ver tudo vai ser perto de umas 11:00h, sugiro visitar uma atração não tão conhecida da cidade mas que me encantou. É claro que tudo depende de quanto você gosta de Walt Disney, mas eu que adoro e sou super fã do trabalho dele, adorei conhecer o Walt Disney Family Museum, museu que sua família dedicou todinho para a sua obra! Para chegar até lá, pegue um táxi ou uber.

Entrada do Museu!

Entrada do Museu!

O museu fica numa casa no alto de uma colina e tem uma vista bem linda da cidade. Custa USD 25,00 por pessoa e tem um café onde almoçamos. Os sanduíches são bem gostosos.

O museu é fantástico! Conta toda a história de Walt Disney da criação do Mickey até toda a concepção dos parques. Explica como são desenhados os personagens, com desenhos reais de clássicos como A Branca de Neve, Cinderela e os desenhos originais dos primeiros ratinhos. Além disso, conta como são misturadas as cores nos estúdios de desenho, e muitos outros detalhes, totalmente interativo. Todas as estatuetas dos Oscar que ganhou, inclusive as 8 por A Branca de Neve e os Sete Anões estão ali.

Desenhos originais!

Desenhos originais!

Muito legal!

Muito legal!

Possui as maquetes dos parques, os projetos originais e as ideias de Walt sobre o que ele queria criar!

Maquete do primeiro parque e museu totalmente tecnológico e interativo!

Maquete do primeiro parque e museu totalmente tecnológico e interativo!

Maquete da Disneyland de Anahein!

Maquete da Disneyland de Anaheim!

Os primeiros produtos licenciados também estão no museu e a lojinha anexa a ele tem bonecos de Mickey à moda antiga para comprar!

Mickey e Minnie para comprar!

Mickey e Minnie para comprar!

Reserve de duas a três horas para ficar aqui! Saindo daqui escolha um restaurante para fechar a viagem! Nós fomos no Bubba Gump cedinho já para pular do Happy Hour para o jantar!

E esta são minhas dicas e sugestões sobre São Francisco! É claro que existem outras coisas para ver em São Francisco e que não fomos, como o Twin Peaks, o bairro Mission, entre outras coisas. Também dá pra visitar de bicicleta e tudo vai depender da sua disponibilidade de dias e vontade. Se tiver apenas 3 dias este roteiro é totalmente adaptável, pois mesmo tendo ficado apenas 3 não foi corrido para a gente e deu pra aproveitar tudo muito bem!

Espero ter conseguido mostrar um pouco do clima apaixonante que São Francisco tem!

Veja aqui ofertas de voos para San Francisco!

Falando nisso, aqui está o nosso mapa com todos os pontos citados no post, e mais alguns, além dos trajetos sugeridos para cada dia.

 

Beijos, obrigada pela visita e até o próximo post!

(Visited 270 times, 1 visits today)

envie um comentário