Top

Hoje vim falar um pouco de um dos lugares mais famosos e mais visitados das Filipinas: El Nido!

Pense em um daqueles lugares onde você vai encontrar paisagens que parecem ter sido pintadas e vão te deixar sem palavras, apenas admirando a beleza e agradecendo por estar num lugar tão surreal! É muito inacreditável a mistura de azul turquesa, água clara, corais, vida marinha e um relevo de rochas e penhascos de calcário maravilhosas e inacreditavelmente altas que escondem lagos, cavernas e praias, muitas praias…

El Nido é uma vila de pescadores que fica bem ao norte de Palawan, no arquipélago de Bacuit, repleto de várias ilhas lindíssimas! Na prática, a região toda do arquipélago de Bacuit acaba popularmente sendo chamada de El Nido! Mesmo sendo considerado um dos principais destinos turísticos do país, El Nido ainda fica bem atrás de destinos massivamente turísticos como a Tailândia, nos quesitos lotação e estrutura, e isso é muito bom! Mesmo com mais turistas do que em Coron, ainda não é superlotada como Maya Bay, em Koh Phi Phi, algo que vem mudando nos últimos anos (vá logo!!!). As principais atrações de El Nido são Big Lagoon, Small Lagoon e os tours A, B e C, conhecidos como island hopper tours, que visitam várias praias escondidas em diversas ilhas!

Arquipélago de Bacuit e suas ilhas!

Arquipélago de Bacuit e suas ilhas!

 

Para viajar preparado!

Para viajar preparado!

Depois de visitar Coron por 5 dias, nós voamos para El Nido para ficar por lá mais uma semana, e dividimos nossa estadia em duas partes: a primeira ficando próximos à El Nido Town para fazer os island hopper tours e a segunda parte, nos hospedamos no Miniloc Island Resort,  na ilha de Miniloc.

Sobre Miniloc Island Resort

A ilha de Miniloc é onde ficam duas das principais atrações de El Nido: a Big e a Small Lagoon, além de corais magníficos para mergulho de snorkel. O tour A passa por esses pontos, e sai de El Nido Town em torno de 9h00 da manhã para ir até lá. A viagem dura em torno de 40 minutos. Sendo assim, se você se hospedar em El Nido Town, vai chegar nesses pontos, junto com outros muitos turistas, perto das 10h00 da manhã!

Nesta ilha existe apenas um hotel, o Miniloc Island Resort, da rede El Nido Resorts, que possui mais 3 hotéis em ilhas da região. Se hospedar ali garante visitar estes dois pontos turísticos com muito mais facilidade e exclusividade, de caiaque, remando no máximo meia hora e encontrando tudo super vazio, além de explorar a região com tempo e quantas vezes quiser.

Fora isso, o hotel fica numa linda baía, tem estilo filipino rústico e praiano, que combina completamente com o local e é rodeado de corais incríveis onde fizemos um dos melhores snorkel das nossas vidas! E ele é considerado um Eco-Discovery Resort justamente por isso, por ser perfeito para explorar a natureza ao seu redor!

NZM08537

Confesso que chegar ali me deixou boquiaberta justamente por ser pequeno, intimista, mas com um visual de cair o queixo! Acho que, no conjunto, foi o lugar mais bonito em que já me hospedei!

Miniloc (59)

Vista do hotel na nossa chegada!

Vista do hotel na nossa chegada!

Como chegar

Chegar no hotel é quase mais fácil que chegar em El Nido Town se você voar para El Nido com a Air Swift! No aeroporto tem uma área com píer e lounge do El Nido Resorts e assim que você chega, eles já te levam de carrinho de golfe até lá. De lá, já saem os barcos para cada resort e a viagem dura cerca de 40 minutos! Se você chegar no aeroporto de Puerto Princesa (PPS), vai ter que pegar uma van até o aeroporto de El Nido (viagem que dura umas 5 horas) e dali ir pro seu hotel.

Aeroporto de El Nido! Eu achei até bem moderninho, apesar de pequeno!

Aeroporto de El Nido! Eu achei até bem moderninho, apesar de pequeno!

Os vôos com a Air Swift são caros, e é a única companhia aérea que chega no aeroporto de El Nido (ENI), mas eu acho que vale a pena chegar ali e economizar essas horas de deslocamento, mesmo se você não for para os resorts e quiser ir apenas até El Nido Town,  a não ser que você queira conhecer a região de Puerto Princesa e ficar por lá uns dias. Para comprar sua passagem para El Nido com a Air Swift, clique aqui!

Estrutura

O Miniloc é o mais antigo hotel da rede El Nido Resorts, mas nem por isso, é pior que os outros. Com 50 quartos, não é um hotel grande, o que me agradou muito, e achei a vibe dele bem praiana, como acho que deve ser em um lugar assim!

Possui 6 tipos de de quartos, que são:

Water Cottages: Construídos em cima de palafitas e encostados nos penhascos, têm estilo filipino com trabalho de palha e acomodam 2 pessoas! Todos eles têm varandas com uma vista incrível!

Water Cottages!

Water Cottages!

Seaview Room: Construção em cima de palafitas na praia, com vista do mar. Acomodam até 4 pessoas.

Seaview Room e Deluxe Seaview Room!

Seaview Room e Deluxe Seaview Room!

Deluxe Seaview Room: Este prédio é bem novo e todo eco friendly, funcionando 100% com energia solar! Os quartos têm varandas com uma vista incrível e acomodam duas pessoas!

Garden Cottage: Bem parecidos com os Cliff Cottage, acomodam até 3 pessoas e ficam localizados na praia, mais ao fundo do resort.

Cliff Cottages e Garden Cottages, bem no estilo Filipno tradicional.

Cliff Cottages e Garden Cottages, bem no estilo Filipno tradicional.

Cliff Cottage: São construídos no penhasco, mais altos, em meio as árvores e com vista da baía. Acomodam até 4 pessoas.

Beachside Cottage: Junto com as Deluxe Seaview Rooms, são as construções mais novas dos resort! O ponto alto deste quarto, que foi o que nos hospedamos, é que está bem na frente da praia do hotel, literalmente pé na areia e com uma vista maravilhosa! O prédio tem dois andares, com quartos no térreo ou no andar superior, que tem varanda! O nosso quarto era térreo, e foi perfeito! Não poderíamos ter ficado em um lugar melhor! Era muito bom acordar e logo estar de cara com a praia! E fica muito perto do restaurante e das cabanas de praia. O quarto acomoda até 3 pessoas, mas como estávamos em 2, uma cama ficou para as malas, o que foi ótimo!

Beachside Cottage foi o quarto que nos hospedamos!

Beachside Cottage foi o quarto que nos hospedamos!

 

Vista do nosso quarto! Perfeito!

Vista do nosso quarto! Perfeito!

Os quartos são bem equipados, com cabides, secador de cabelo, frigobar. Também possuem ferro de passar em caso de necessidade e amei o serviço de quarto, que todos os dias deixava mensagens lindas de boa noite ao anoitecer! Além disso, na chegada, eles deixam uma bolsa de palha para você usar durante a estadia e que pode levar embora! Achei um mimo local muito bem pensado e lindo! A minha veio comigo para o Brasil!

Nosso quarto!

Nosso quarto!

NZM08511

Muito carinho com os hóspedes!

Muito carinho com os hóspedes!

O Miniloc Island Resort não é o mais luxuoso da rede também (estar ali naquele lugar já é um luxo por si só, não precisa de muito), mas acho que ficou na medida, combinando um resort pé na areia e descontraído com serviço de excelência e ótima comida e bebida! Falando em comida e bebida, este e todos os hotéis da rede funcionam no esquema all inclusive, já que são sempre os únicos hotéis de suas ilhas e não existem outros restaurantes para você sair para comer. Mesmo funcionando em esquema de buffet, que em muitos casos pode se tornar repetitivo, nas 4 noites que dormimos ali não enjoamos, pois eles mudam as opções todos os dias e a qualidade da comida é excelente, com uma grande variedade que agrada a todos. O menu vai desde saladas e grelhados, até estação de risotos ou massas e pratos asiáticos ou típicos da região. Fora as sobremesas e outros quitutes. O café da manhã também é bem variado e completo.

Vista do café da manhã! O restaurante é todo aberto, estilo varandão, muito gostoso!

Vista do café da manhã! O restaurante é todo aberto, estilo varandão, muito gostoso!

 

Cenário mais do que perfeito!

Cenário mais do que perfeito!

As bebidas alcoólicas não estão incluídas, mas o preço é bem amigo se considerarmos os preços de resorts pelo mundo. Um drink custava em torno de USD 6,00 e além do restaurante, o hotel tem um bar de praia muito agradável e com ótimas opções de drinks e lanches, com um Happy Hour diário das 16h00 às 19h00.

Happy Hour perfeito!

Happy Hour perfeito!

Também possui uma academia bem equipada (que só visitei, mas não usei), espreguiçadeiras na praia, local para emprestar roupas e equipamentos de mergulho, quadra de vôlei e basquete e um spa, pago à parte. Eu sempre gosto de usar os spas dos hotéis em que me hospedo, e reservei duas massagens. Vale a pena. As filipinas usam uma técnica bem menos pesada e dolorida do que as massagens thai! Peça para ver se a cabana em cima da água está disponível! A vista é incrível de lá e fazer massagem com o barulhinho do mar no pôr do sol foi uma experiência bem legal! As massagens variam de USD 20,00 a USD 35,00, muito barato perto dos preços de resorts e do Brasil!

Lugar perfeito para uma massagem no fim do dia!

Lugar perfeito para uma massagem no fim do dia!

Atividades

Além da estrutura que oferece, a possibilidade de inúmeras atividades é o mais legal de se hospedar neste hotel! Eles possuem um staff e local especialmente voltado aos tours, com vários passeios gratuitos para os hóspedes, que devem ser agendados com antecedência (já podem ser todos reservados no momento do check in), além de reservarem barcos privados para fazer os island hopper tours, caso você vá se hospedar apenas ali! Vamos aos passeios e atividades então…

Nature Walk: Eles oferecem caminhadas pela floresta do resort, com um especialista em flora e fauna, que dura em torno de 45 minutos, mas que não chegamos a fazer! Acho que deve ser interessante para quem tem mais dias no resort e quer fugir um pouco da vida dentro do mar!

Snorkel na frente do resort: Como eu comentei no início do post, esse foi um dos lugares mais lindos que já fiz snorkel! A quantidade e a variedade de peixes é tão grande que dá para ficar um tempão por dia apenas ali! E a água quentinha ainda ajuda muito nisso. Achei esse um dos pontos mais fortes do hotel. Vi até filhote de tubarão! O hotel também é o único local da região que tem os Jacks ou, em português Xeréus-pretos, que eles alimentam duas vezes por dia e você pode tanto ajudar a alimentar quanto nadar com eles! Eles são enormes, medem mais do que 1 metro de comprimento e mudam de cor, ficando pretos quando estão com fome e querem comida ou prata para se camuflar no meio de outros animais quando já estão satisfeitos! Existe uma área no resort onde eles vão comer.

Tem também a opção de um passeio rápido para snorkel em Shimizu Island, ali pertinho.

Olha o Nemo bem na frente do hotel! Adorei essa anêmona roxa!

Olha o Nemo bem na frente do hotel! Adorei essa anêmona roxa!

Estrelas do mar e corais lindos!

Estrelas do mar e corais lindos!

Os Jacks famintos!

Os Jacks famintos!

Mergulhos com cilindro: O hotel também organiza passeios para mergulho com cilindro, em pontos próximos, além de cursos de mergulho. No centro de recreações do hotel tem todas informações e equipamentos. Deve ser maravilhoso, mas Coron ainda é considerado um local melhor para mergulho do que El Nido. Leia mais sobre Coron aqui.

Big Lagoon tour: Este tour sai sempre às 15h00 e você não pode remar nem nadar na Big Lagoon. Ele é bem instrutivo e vai com uma lancha, na maré mais alta, apenas para conhecermos e tirarmos foto, já que muitos hóspedes podem não ser adeptos do caiaque para ir até lá! Gostei de ter ido lá ver, mas ir de caiaque foi mil vezes mais legal! Mas vá de qualquer forma neste tour, é rápido, dura apenas meia hora e você vai ver o lugar bem cheio. Quando for cedinho de caiaque vai perceber a diferença na hora!

Island Hopping tour: Este tour sai logo às 8h00 e vai direto para a Small Lagoon! É super legal, que para entrar na Small Lagoon, você tem que passar por um buraco com pouco mais de 1 metro, e apenas de caiaque! O barco leva a gente até ali e saltamos para os caiaques que são levados no barco. Podemos ficar cerca de meia hora ali dentro! Neste horário nenhum tour da cidade chegou ainda até a Small Lagoon, então essa é uma vantagem de estar hospedado tão perto e com um serviço tão bom! A água da Small Lagoon é incrivelmente azul e ela é rodeada de penhascos de rochas calcárias maravilhosos! Não fomos sozinhos de caiaque depois porque é um pouco mais longe do hotel do que a Big Lagoon.

 

E

Lá atrás dá pra ver a entradinha por onde passamos…

 

Small Lagoon!

Small Lagoon!

Saindo dali, partimos para Snake Island, que todas as pessoas sempre querem muito visitar e muitos sites dizem que é imperdível. Não sei se foi o clima do dia ou meu estado de espírito, mas eu achei bonita, claro, mas não tão paradisíaca quanto alguns outros lugares que estivemos nas Filipinas! Acho que vale a visita se estiver incluída no seu passeio, e faça a trilha que sobe até o mirante. Eu não fui, mas vi fotos e me arrependi! O interessante é que o banco de areia da ilha liga com uma parte de continente de El Nido. O relevo é bem lindo. Acho que eu estava mais na vibe de tomar banho, mas ali o guia aconselhou que era melhor não tomar.

Snake Island tem sim sua beleza!

Snake Island tem sim sua beleza!

Da Snake Island partimos para Cudugnon Cave, que é uma caverna enorme e que fica em uma praia linda! Por conta do vento, foi difícil chegar lá. Nessa hora eu já estava com muita vontade chegar logo na paradisíaca Entalula, onde íamos almoçar, mas acho que é curioso ver a caverna!

Cudugnon Cave por dentro!

Cudugnon Cave por dentro!

Visitar os Beach Clubs de Entalula e Dibulan: A rede El Nido Resorts possui duas praias privadas com beach clubs onde apenas seus hóspedes podem passar o dia e almoçar: Dibulan e Entalula Island. Entalula fica coladinha no Miniloc e se você quiser ir almoçar, pode sair às 11h00 com o barco do hotel e retornar às 14h30 ou às 16h00. Outra opção, é no dia que fizer o island hopper tour, pedir pra parar ali no final! É só avisar o guia que você deseja almoçar lá para eles se programarem! Entalula é paradisíaca! O mar estava um pouco mexidinho, mas não estragou o passeio! O almoço é servido ali, pé na areia, e não é buffet. Eles trazem peixe grelhado, camarões, porco, arroz, frutas, legumes e um ótimo bolo de banana de sobremesa! Também tem um bar fazendo drinks. Eu adorei o passeio e principalmente a paisagem! Vale muito a pena! Se você optar por Dibulan, pode também visitar os mangues que existem por lá!

Paisagem inacreditável!

Paisagem inacreditável!

Linda Entalula!

Linda Entalula Island!

B

Bar pé na areia em Entalula! Cenário perfeito!

Ir de caiaque até a Big Lagoon: Para mim, um dos pontos fortes de toda a nossa estadia, pela proximidade que o hotel está desta atração tão famosa! Por conta disso, você consegue estar lá quando ninguém está e ver o local totalmente deserto! Foi surreal! A Big Lagoon fica a menos de 15 minutos remando (nível fácil) até lá! O mar é um pouco mexido, mas não perigoso! E entramos na Big Lagoon ates das 7h00 da manhã! É tão lindo e calmo! Ouvimos apenas os pássaros e o mar! Eu amei a experiência! Pena que voltamos antes do sol pegar todo na água, pois quanto mais sol entra, mais linda fica a cor da água! De qualquer forma, saia cedo, tipo 6h30 e deixe para tomar café da manhã depois. É a garantia de não ter ninguém! Só garanta que o hotel deixe um caiaque reservado para você, pois às 8h00 sai o tour que vai até a Small Lagoon e você pode correr o risco de ficar sem caiaque!

Entrando na Big Lagoon! Inesquecível!

Entrando na Big Lagoon! Inesquecível!

Água muuuuito transparente e Big Lagoon só para nós!

Água muuuuito transparente e a Big Lagoon só para nós!

Amazing!

Amazing!

Passeios para ver o pôr do sol: Como o sol se põe atrás do resort, eles organizam passeios de barco para apreciar o momento do meio do mar, porém como já tínhamos visto alguns inesquecíveis em El Nido Town, não fomos!

Fim de tarde visto do resort. Para assistir ao pôr do sol você precisa fazer o passeio de barco!

Fim de tarde visto do resort. Para assistir ao pôr do sol você precisa fazer o passeio de barco!

Outras atividades com o pesca e atividades indoor para famílias como artesanato com folhas de coqueiro, ping-pong, entre outras, estão disponíveis e acho que são mais procuradas em dias de chuva. Jantares privados na praia do hotel ou em praias próximas também podem ser reservados com custo adicional. Para uma data especial acho que pode ser bem lindo! Quando estávamos lá ventava bastante e acho que era mais agradável jantar no restaurante, mas queria ter jantado em uma praia privada! Motivos para voltar, sempre eles!

Além disso, todas as pessoas hospedadas no Miniloc podem visitar, almoçar e passar algumas horas no Lagen Island Resort, outro hotel da rede, e vice e versa! Nós fomos para conhecer o hotel! Tínhamos reservado, de início, 3 noites no Miniloc e uma no Lagen, mas por conta da logística e porque nos apaixonamos pelo Miniloc Island Resort, resolvemos ficar por ali e ir apenas almoçar no Lagen!

Lagen Island Resort!

Lagen Island Resort!

A vista do Lagen também é incrível!

A vista do Lagen também é incrível!

Vista linda!

Lagen Island Resort!

Amei o Lagen, é lindo, mais moderno que o Miniloc e menos “praiano”. É mais sofisticado e tem uma piscina (algo que com aquele mar de água tão quentinha e transparente não me fez nenhuma falta!)! Acho que pode ser legal para um casal em lua de mel, ou para pessoas que não são tão ativas e não querem estar no mar o tempo todo! Eu, no entanto, voto no Miniloc como meu favorito, mas é claro que isso vai muito do estilo de cada pessoa!

Piscina do Lagen Island Resort!

Piscina do Lagen Island Resort!

A rede El Nido Resorts conta ainda com mais 2 resorts. O Pangulasian Island Resort, o mais luxuoso da rede e que fica em uma ilha de areia branquinha e mar turquesa, bem próxima ao Miniloc. Acho que ele é perfeito para casais em lua de mel e seus hóspedes também podem visitar todos os outros dois hotéis, Lagen e Miniloc!

Pangulasian e sua ilha paradisíaca!

Pangulasian e sua ilha paradisíaca! Foto: El Nido Resorts

Também, em Thay Thay, município próximo de El Nido, eles possuem o Apulit Island Resort, que virou meu xodó e não vejo a hora de voltar para as Filipinas para conhecer! Lá, todos os quartos ficam em cima da água e a ilha é rodeada de corais e pontos de mergulho para cilindro! Dá para ficar uma semana lá e não vão faltar coisas para explorar!

Apulit Island, minha meta para logo em breve!

Apulit Island, minha meta para logo em breve!

Para saber mais sobre todos os hotéis e atividades acesse: El Nido Resorts!

Veja aqui um vídeo com alguns momentos da nossa estadia no Miniloc:

Quantos dias ficar

Se você dividir sua estadia como a gente fez, ficando alguns dias em El Nido Town para fazer outros tours (que acho que valem muito a pena), diria para no mínimo 3 noites no Miniloc, já que isso significa 2 dias inteiros e mais um pouquinho. Acaba sendo mais corrido e você não vai ter tempo para curtir de fato o lugar sem pressa, algo que acho indispensável em lugares tão lindos.  Eu diria que 4 dias é o ideal para você aproveitar e ainda sair com pena de ir embora (eu quase choreiii!!), mas se você quiser fazer inclusive os tours dali e conhecer bem a região, mas não quer se hospedar em terra firme, eu aconselharia 6 noites. Assim pelo menos você consegue sair um dia para o tour C (que é incrível e imperdível e vou contar logo mais no post sobre El Nido), repetir algo que gostou muito ou fazer o tour B, por exemplo. Além de que pode dividir a estadia entre Lagen e Miniloc. É claro que tem pessoas que passam apenas 3 dias em El Nido e acham suficiente, mas o lugar já é tão remoto e difícil de chegar e com tantas coisas para ver, que eu, particularmente acho um pecado!

No mais, acredito que essa é uma viagem perfeita para todos os tipos de pessoas, desde as que amam explorar a natureza como nós, até as que querem apenas apreciar belas paisagens e descansar! Deu pena mesmo de ir embora de um lugar onde as pessoas te recebem e se despedem cantando, alegres e felizes em te receber! É literalmente um paraíso aqui nesse mundão!

Miniloc (32)

Logo conto o resto da viagem com o resto do roteiro perfeito para conhecer tudo de bom que El Nido tem pra oferecer!

Nesse mapa, você pode ver os principais pontos de El Nido Town, dos passeios e a localização do Miniloc.

Beijos e obrigada pela visita!

(Visited 432 times, 1 visits today)

Comentários:

  • Natalia

    14 de setembro de 2018

    Ola Natalia, vou para Filipinas em novembro, vou ficar 4 dias em El Nildo, infelizmente o Miniloc estará fechado para reforma. Você acha que se eu ficar no Lagen vou aproveitar El Nildo da mesma forma ou seria melhorar intercalar em ficar na cidade também?
    Muito obrigada

    responder…

envie um comentário