Top

Gente, as Exumas, conjunto de mais de 360 ilhas e cays paradisíacos nas Bahamas, merece um post completíssimo e cheio de informações práticas e dicas que não encontrei quando fui programar minha viagem este ano para lá! É realmente um lugar singular! Mas algumas coisas que fizemos merecem destaque, como foi o caso de ver os Swimming Pigs! Sim, porcos que nadam! E por isso vou passar na frente de todo o resto e contar um pouco desta experiência no mínimo peculiar!

Desde antes de saber tudo que íamos ver eu já sabia que queria ver os Swimming Pigs! Saí do Brasil sabendo que este passeio não poderia faltar, e realmente adorei!

The Swimming Pigs

A Pig Beach como é popularmente conhecida é na verdade a Big Major Cay, um Cay pequeno e com algumas árvores, que fica encostado em locais famosos como Staniel Cay e o Thunderball Grotto (do filme 007, contarei tudo mais pra frente). Ali habitam algo em torno de 20 porquinhos e porcões que aprenderam a nadar e fazem isso quase que naturalmente, vindo até o barco saudar os visitantes!(em busca de comida!)

Mas, como estes porcos chegaram lá?

Bem, existem diversas teorias, mas não se sabe exatamente a origem dos porquinhos na pequena ilha. Alguns acreditam que foi durante um naufrágio e que os porcos que estavam no navio para virar comida, nadaram até a praia. Outros dizem que os marinheiros mesmo levaram os porcos até lá para voltar e cozinhá-los depois. E assim eles foram abandonados ali e se adaptaram ao local.

Independente da origem, os porquinhos são as estrelas das Exumas e um diferencial lucrativo que as Bahamas gostam de anunciar e que todo turista que vai até lá gosta de ver! Não acredito que existem porcos nadadores em outro lugar do mundo! Além das maçãs que os visitantes de barco trazem, atualmente algumas empresas turísticas que organizam passeios até lá se responsabilizam pelo cuidado e saúde deles, levando até ao veterinário se for preciso.

Como chegar?

Nós estávamos em Georgetown – Great Exuma, a ilha principal das Exumas, a uma hora e meia de barco deste lugar. Fizemos um day tour com a Empresa Robert´s Island Adventures e nosso passeio incluía praticamente todos os pontos famosos das Exumas inclusive nadar com os porcos, algo que pudemos desfrutar por uns 15 ou 20 minutos. Eu recomento muito o tour, que também quero detalhar mais adiante, para quem estiver longe como a gente. Mas caso você opte por se hospedar em Staniel Cay eu sugeriria contratar um barquinho e ir direto ali. Muitos marinheiros deixam você pagar por hora de passeio e neste caso poderia ir e ficar vendo os porquinhos o quanto quisesse.

Para mim os 20 minutos foram suficientes porém fiquei triste que queria muito pegar um filhotinho no colo e ele apareceu apenas quando já estávamos indo embora!

E se eu estiver em Nassau?

Nassau fica bem longe das Exumas. Uma hora e meia é o tempo que leva de barco rápido de Nassau até o Cay mais próximo das Exumas e algumas empresas oferecem este passeio, que fiz em 2015 e foi quando me apaixonei e jurei voltar para as Exumas o quanto antes. De lá seriam mais algumas horas até os porcos, algo caríssimo e muito cansativo. Neste caso muitas pessoas escolhem voar até lá e passar a noite, mas eu sugeriria passar mais tempo nas Exumas. Caso você tenha um a viagem de 10 dias para Nassau e se interessou pelo passeio eu indicaria quem sabe passar 5 em cada lugar. De uma coisa tenho certeza, o mar de Nassau é lindo mas eu nunca queria ir embora das Exumas!

Os porcos mordem?

Não, eles são dóceis, porém ávidos por comida! Saem roncando atrás de você e são grandes!!! Eu não imaginava que eram tão grandes, fiquei um pouco tensa! Achava que ia conseguir abraçar todos! E por isso não tive muita coragem de ficar alimentando. Mas passei a mão em vários sem problemas!

Conclusão

Achei curioso ver os porquinhos, mas não imaginava que ficaria tão tensa! Para quem já estiver indo para as Exumas ou para quem gostou dos porcos e agora não vê a hora de comprar sua passagem para Georgetown, eu recomendo fortemente! Virei fã desse conjunto de ilhas tão pouco visitado e prometo que vai vir post com todas as dicas detalhadas para deixar a vida de todo mundo mais fácil!

2016-04-28 - Passeio F Pig Beach (5)

2016-04-28 - Passeio F Pig Beach (10)

2016-04-28 - Passeio F Pig Beach (12)

2016-04-28 - Passeio F Pig Beach (3)
2016-04-28 - Passeio F Pig Beach (72)

2016-04-28 - Passeio F Pig Beach (54)

E aí, o que acharam dos porquinhos?

Atualizando em outubro 2018…

Desde que escrevi este post, em 2016, parece que as Exumas e seus porquinhos caíram na graça dos turistas de vez e no fim, virou uma atração turística BEM rentável para o pessoal das Bahamas, que começaram a colocar porquinhos em várias praias só com o intuito de chamar mais gente para lá! No fim, o que era um único lugar curioso onde alguns porquinhos habitavam (que depois li que eles já matam os mais velhos para comer substituindo por outros), virou uma máquina de dinheiro e você agora pode ver porquinhos em muitas ilhas das Exumas e das Bahamas! O maior exemplo disso, eu tive esta semana! Uma leitora me escreveu um e-mail perguntando se era possível visitar os porquinhos saindo do Atlantis, nas Bahamas. Eu sabia que não, pois quando fui pro Atlantis em 2015 (leia o post aqui!), o passeio que fizemos era até uma das primeiras ilhas das Exumas, e ficava bem longe de Big Major Cay, onde moram os famosos porquinhos. Mas… Para não dar informação equivocada, eu fui pesquisar e, pasmem, descobri que o mesmo passeio que fomos colocou porquinhos na ilha!

Enfim, apenas confirmou a triste impressão de que eu já tinha de que está virando um típico caso de usar animais para ganhar dinheiro. Algo que não gosto. Não que para o porquinho não seja bom viver na praia… Também não estou dizendo que eles são maltratados, pois isso não vi, apenas de que não é o natural, existir porquinhos em praias para serem alimentados e perseguidos por turistas, pois é o que acontece…

Por isso, pense bem antes de embarcar nestes tipos de passeio. Leia, se informe e tire suas próprias conclusões!

Veja todos os posts sobre as Bahamas aqui!

Beijos e até o próximo post!

 

(Visited 377 times, 1 visits today)

Comentários:

  • Daniel Rizzi

    25 de agosto de 2016

    Oi Natalia! Adorei o teu blog! Já acompanho as viagens que você e o Paulo fazem, pelas fotos de locais paradisíacos postadas no FB e no Instagram. Agora, com uma narrativa super bacana sobre a sua experiência nesses lugares, não só ajuda a planejar as trips, como também provoca aquela vontade de conhecer cada cantinho do mundo, por mais remoto que seja.
    Desejo muitas e muitas viagens a vocês e, claro, vou aguardar ansioso os teus novos posts!
    Sucesso!!!

    responder…
  • Úrssula

    7 de março de 2018

    Oi! Boa noite!
    Acho que vc mencionou o passei a Exumas saindo de Nassau, como foi essa experiência? Quanto tempo de deslocamento? Vale a pena o bate volta?
    Obrigada!!!

    responder…
  • Kamila

    19 de outubro de 2018

    oii eu quero muito ir quando for pra Nassau, só que se formos, vamos ficar no Atlantis, pois vamos em família, você sabe mais ou menos quanto é o preço do passeio saindo do atlantis?
    sou muito sua fã, sucesso ❣️❣️

    responder…

envie um comentário