Top

Oi Pessoal!

Hoje vim falar de Stellenbosch, uma cidadezinha muito simpática com cerca de 90 mil habitantes a 40 minutos de carro da Cidade do Cabo, que tem vistas estonteantes da montanhas e mais de 150 vinícolas! Isso mesmo, 150! Stellenbosch é a segunda colônia européia mais antiga da África do Sul (depois da Cidade do Cabo), tem a maior rota de vinho do país e também mais premiações de vinho per capita que qualquer outra região! É onde, em 1925, nasceu o Pinotage e onde também foi proiduzido o primeiro método cap classique do país. É também considerado o Reino dos Cabernet das vinícolas sul africanas.

Mapa da Rota de Vinhos de Stellenbosch!

Mapa da Rota de Vinhos de Stellenbosch!

O site oficial da Rota de Vinhos de Stellenbosch é este aqui!

Dito isso, já deu pra ver que é o lugar perfeito para quem gosta de umas tacinhas não é mesmo? Vamos lá pro guia completo então?

Como chegar

São cerca de 50km da Cidade do Cabo e o melhor jeito de chegar é de carro. Mas como você provavelmente vai beber em Stellenbosch, se tiver que dirigir de volta não vai funcionar né? Para isso sugiro contratar Uber, que o pessoal do hotel disse que funciona bem por lá, ou algum hopper tour, que são aqueles passeios de um dia bate e volta. Achei alguns como este aqui no Trip Advisor. Vale dar uma pesquisada e até perguntar no seu hotel em Cape Town. Nós fomos de carro porque dormimos duas noites por lá, mas se você não tiver todo este tempo acho que vale um bate e volta sim!

Quantos dias ficar

Esta é sempre a pergunta mais difícil de eu responder, já devem ter percebido! Mas é porque acho que sempre depende muito das intenções e, neste caso, de quanto vinho você quer beber! Eu sem dúvidas aconselho dormir duas noites! O passeio de bate e volta vale num roteiro apertado, afinal o lugar é incrível, mas se você optar por dormir, vai ver que, por causa de check in e check out, uma noite acaba sendo bem corrido e com certeza vai deixar um gostinho bem grande de quero mais.

Onde ficar

Também depende muito do tipo de experiência que você procura. Muitas vinícolas são também hotéis, como é o caso da estrelada Delaire Graff Estate, que além ter de vinhos excelentes e uma loja de diamantes Graff é um Ralaix & Chateaux. São ótimas opções para quem quer realmente ficar relaxando em meio a paisagens lindas, com conforto e instalações de luxo, spas maravilhosos e ainda ter uma experiência gastronômica super legal.

Nós optamos por reservar um hotel no centro de Stellenbosch pois eu também queria conhecer esta parte da cidade, andar pelas ruas e estar numa localização central, para visitar aquelas vinícolas que me interessassem, sem depender do lugar que estivesse hospedada. Amei! Acredito que não poderíamos ter feito escolha melhor! Reservamos o 107 Dorpstraat Boutique Hotel, um hotel boutique 5 estrelas com pouquíssimos quartos no coração da cidade.

IMG_8656 IMG_8659 IMG_8665

Ele estava no máximo a 20 minutos de todas as vinícolas que fomos e conseguimos sair à pé na noite que jantamos no centro. Super recomendo. A gerente entende bastante da cidade e nos deu dicas super bacanas de quais vinícolas visitar, onde jantar e o que fazer. Para mim que não fui totalmente decidida de qual dais 150 escolher, foi ótimo! O quarto era super confortável e com janela anti ruídos, já que se tratava de uma região central, boas amenities e um ótimo café da manhã no Wine Bar do hotel, super pessoal e atencioso! Fora que o preço foi super legal! Recomendo muitíssimo!

0 centro de Stellenbosch é cheio de casas colonias com lojinhas e Wine Bars

0 centro de Stellenbosch é cheio de casas colonias com lojinhas e Wine Bars

Wine Bar no centro! Se tiver tempo, vale a pena dar uma explorada no lugar!

Wine Bar no centro! Se tiver tempo, vale a pena dar uma explorada no lugar!

Para ver outras opções de hotéis em Stellenbosch, use esse link do Booking. Se reservar por ali, eu ganho uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

O que fazer

Beber vinho, claro! Vamos só esclarecer bem antes de começarmos que euzinha aqui não sou expert em vinhos! Eu sou uma boa apreciadora, apenas! Então as minhas opiniões aqui não são do vinho em si, mas da experiência geral do vinho + lugar, ok?

Nós dormimos em Stellenbosch por duas noites e visitamos 5 vinícolas! Fizemos degustação em 4 delas, em uma delas um tour pelo celeiro e almoçamos em uma quinta, com direito a maravilhosos azeites de oliva!

Linda paisagem com obras de arte na Delaire Graff!

Linda paisagem com obras de arte na Delaire Graff!

Geralmente as vinícolas fecham às 17:00h, então lembre-se de chegar para a degustação até uma hora antes disso. Para fazer tour, o melhor é se informar. Geralmente eles ocorrem pela manhã, mas depende de lugar para lugar! Vou começar pelo começo e contar sobre cada uma delas na sequência que fizemos! Vamos lá?

Waterford Estate

No dia em que chegamos, após o check in, já estávamos loucos pra fazer nossa primeira degustação. Antes da viagem eu já tinha lido sobre esta vinícola que faz uma degustação com chocolates, e foi bem pra lá que fomos! Chegamos umas 15:00h, ótimo horário!

Fachada da Waterford Estate

Fachada da Waterford Estate

A Waterford Estate não é antiga, é de 1998, é linda e tem um clima bem intimista! Nos sentimos super à vontade. O clima é de relax total! Atendimento excelente! Eles oferecem vários tipos de degustações, desde as mais básicas apenas com poucos vinhos, até a do chocolate que fizemos e a das jóias da casa. Também fazem passeio pelo local com degustação, mas sai pela manhã e chegamos tarde! Escolhemos a Wine & Chocolate Experience, onde degustamos 3 vinhos com 3 chocolates diferentes para harmonizar e adicionamos mais 2 vinhos que degustamos antes desta experiência com chocolates.  O valor desta degustação foi R75, menos de USD7,00 por pessoa! O valor das degustações em Stellenbosch são incrivelmente baixos!

Wine & Chocolate Experience!

Wine & Chocolate Experience!

IMG_8675

Durante as degustações, um sommelier explica sobre todos os vinhos, o processo produtivo, principais características etc. No final a gente sai querendo comprar todos! Acabamos comprando uma caixa da Wine & Chocolate Experience para fazer para convidados aqui em casa! Vem super bem embalada e com os chocolates! Achei super fofa!

Adorei este lugar!

Rust En Vrede

Esta vinícola também visitamos na primeira tarde que estávamos por lá! Depois de 5 tacinhas, tivemos que ser mais contidos e optar pela degustação de apenas 3 rótulos. Mas foram sensacionais!

A Rust en Vedre, diferentemente da Waterford, tem 321 anos, sendo que há 32 se especializou na produção de vinhos tintos Shiraz, Cabernet e Merlot. Desde então já alcançou muitas coisas legais! Foi um vinho deles que foi escolhido pelo então presidente Nelson Mandela para ser servido no jantar em comemoração ao seu Prêmio Nobel da Paz, e, também foi ali que foi servido o almoço para a rainha da Dinamarca e sua família! Foi o primeiro vinho sul africano a entrar para a lista dos melhores 100 vinhos do mundo, fato que se repetiu por vários anos. Seu restaurante também já esteve entre os 100 melhores do mundo e é a única vinícola que tem este feito no país, com seu vinho e seu restaurante nesta lista! O restaurante é lindo e super concorrido. Tentamos reservar, mas estava lotado todos os dias! Se quiser, lembre de fazer a reserva com antecedência!

Vista da Rust en Vrede!

Vista da Rust en Vrede!

O lugar é super silencioso, lindo, e cheio de roseiras com rosas vermelhas, com atendimento impecável! Durante a nossa estadia em Stellenbosch aprendemos que eles plantam roseiras para saber do ataque de alguma peste, que ataca primeiro as rosas!

Pagamos R50 pela degustação. Isto é quase USD5,00. Inacreditável!

Simonsig

A Simonsig foi a primeira visita do nosso segundo dia de degustações! O mais legal destas visitas e de tantas opções, é poder visitar vinícolas com perfis tão diferentes, mas todas serem tão legais! Esta vinícola tem administração totalmente familiar que já está na terceira geração! Inclusive os funcionários acabam sendo a terceira geração de antigos funcionários do local, que oferece uma escola para as crianças dos colaboradores e os trata realmente como família! Adorei o clima deste lugar!

2017-03-31 - A - Stellenbosch - Simonsig (25)

Fachada da vinícola que é de administração familiar!

2017-03-31 - A - Stellenbosch - Simonsig (31)

A família Malan, que administra até hoje a vinícola, foi pioneira na indústria de vinhos na África do Sul. Foi a primeira vinícola da África do Sul a produzir o método Cap Classique, a Champagne! (eles não podem usar este nome por causa da original francesa, e por isso utilizam o nome do método de fermentação)

2017-03-31 - A - Stellenbosch - Simonsig (8)

Tour pela propriedade sai às 11:00h da manhã!

2017-03-31 - A - Stellenbosch - Simonsig (6)

Ali eles também têm um restaurante e fazem um tour pela propriedade, sempre às 11:00h e que não precisa ser agendado. Nós fizemos o tour e achei bem interessante e explicativo! Saí de lá achando os vinhos ainda mais interessantes! Depois do tour fomos para a sala de degustação, que funcionava um pouquinho diferente das outras. Na maioria das vinícolas eles oferecem 3 ou 4 opções pré definidas de degustação para sua escolha. Na Simonsig eles têm 3 tipos que consideram o número de vinhos que você pode escolhe e de quais safras ou premiados etc. Eles te entregam uma lista com todos, você assinala os que quer. Então uma degustação acaba nunca sendo igual a outra entre as pessoas. Além disso, a sommelier que nos atendeu era super legal e como viu os tipos que gostávamos ia trazendo alguns extra do mesmo perfil para provarmos! Claro que a intenção deles é vender vinhos no final, mas em nenhum lugar tivemos esta sensação exclusivamente! Achei super interessante que eles são tão grandes, produzem mais de 2 milhões de garrafas por ano e têm centro de distribuição na Europa, por exemplo. Assim caso você more lá, não precisa levar vinhos na mala como eu fiz. Pode fazer seu pedido que o centro europeu entrega diretamente no seu endereço! Achei super legal!

Tasting Room da Simonsig

Tasting Room da Simonsig

Eu e a lista imensa de vinhos para escolher! Escolhi seis!

Eu e a lista imensa de vinhos para escolher! Escolhi seis!

2017-03-31 - A - Stellenbosch - Simonsig (1)

Esta degustação custou R70 por pessoa para 6 vinhos fora os extra, mas como compramos duas garrafas de vinho, eles não cobraram. Também achei isso bem legal! Como o preço dos vinhos em todas as vinícolas começam em R75, acho que vale super a pena!

Tokara

Pensem num lugar lindo! Numa vinícola moderna e sensacional? É essa! Foi a que achei mais linda! Além de tudo ainda tem produção de azeite de oliva e uma plantação de oliveiras fofa demais, cheia de esculturas! A propriedade da Tokara foi comprada em 1994 com intenção de ser uma residência, mas depois que os proprietários perceberam o potencial para plantação de uvas e oliveiras, mudaram de ideia!

Entrada da Tokara Wine Estate

Entrada da Tokara Wine Estate

A Tokara além de estar num lugar lindo, é cheia de obras de arte espalhadas!

A Tokara além de estar num lugar lindo, é cheia de obras de arte espalhadas!

2017-03-31 - B - Stellenbosch - Tokara (39)

Ironicamente aqui não fizemos degustação! Já tínhamos feito degustação de 8 vinhos na Simonsig e como o tempo estava mega fechado e feio, resolvemos parar para almoçar em vez de degustar! A vinícola tem um restaurante, mas que atende apenas com reservas. Como não tínhamos reservado, resolvemos andar uns 300 metros até a delicatessen, que é incrível! Tem uma degustação dos azeites de oliva e servem diversos pratos, saladas e combinações de frios acompanhados, é claro, de ótimos vinhos! Os azeites de oliva aqui são deliciosos (eles produzem 5 tipos diferentes) e o preço é ótimo! Eu comprei várias garrafas!

2017-04-01 - B - Stellenbosch - Tokara (1)

2017-03-31 - B - Stellenbosch - Tokara (23)

2017-03-31 - B - Stellenbosch - Tokara (18)

Pedimos frios com vinho e ficamos ali, papeando pra passar o tempo! Com tempo feio temos que improvisar! Nada melhor que comendo e bebendo 🙂

Oliveiras e mais obras de arte!

Oliveiras e mais obras de arte!

2017-04-01 - B - Stellenbosch - Tokara (28)-001

No outro dia antes de ir embora, com sol, voltamos para fazer algumas fotos, pois o lugar merecia ser registrado fielmente!

Delaire Graff Estate

Esta foi a última vinícola que visitamos e a mais requintada. Deixamos ela por último porque eu vi que tinha um restaurante com uma vista incrível das montanhas e reservei com antecedência para jantarmos no pôr do sol! A única coisa é que esqueci de avisar meus planos para São Pedro, que mandou uma chuva chata e fechou tanto o tempo que não dava para ver um palmo na frente do nariz! Confesso que fiquei mal humorada, mas depois passou!

Delaire Graff em dia de sol! Também tem muitas obras de arte espalhadas por toda a propriedade!

Delaire Graff em dia de sol! Também tem muitas obras de arte espalhadas por toda a propriedade!

Eu tinha reservado um tempo para a Tokara e Delaire Graff que ficam exatamente uma em frente a outra, para andarmos pelas parreiras, curtirmos a paisagem e tal. Como a paisagem ficou comprometida, acabou sobrando tempo demais e fome de menos hehehe

O lugar é fantástico e super luxuoso! Tem uma loja de diamantes Graff, um spa, dois restaurantes e o hotel. Para quem não quer se hospedar ali mas quer curtir a piscina que tem uma vista linda, é só reservar uma manhã ou tarde no spa que o uso é liberado! Eu não usei, mas com sol eu teria adorado!

2017-03-31 - C - Stellenbosch - Delaire Graff (22)

Loja de diamantes no interior da vinícola!

tim tim!

tim tim!

Ali também degustamos 3 rótulos antes do jantar! Foi super agradável, com um pianista, ambiente super gostoso, com lareira. Por conta do piano e de estar com todas as varandas fechadas por causa da chuva, acabou que muitas pessoas estavam na sala, então era mais difícil conversar com o sommelier e a experiência não foi tão pessoal quanto nas outras vinícolas. Mesmo assim adorei! Afinal a chuva não foi culpa deles!

O jantar valeu a espera, só ficou devendo o pôr do sol mesmo! Vale a pena investir uns Rands a mais e jantar ali. A comida é deliciosa, o atendimento é exemplar e o restaurante é lindo! O dia que eu voltar vou escolher um dia ensolarado e repetir a dose, com direito a spa! hehehe

Jantar especial no restaurante principal

Jantar especial no restaurante principal regado a ótimos vinhos!

No dia de ir embora, depois de passar na Tokara pra ver a paisagem ensolarada, passamos ali também! Ambas vinícolas têm as mais bonitas paisagens das 5 que visitamos!

2017-04-01 - A - Stellenbosch - Delaire Graff (8)

Conclusão

Não sei dizer de qual gostei mais! Acho que cada uma foi especial naquilo que fazia melhor. Uma mais familiar, outra mais moderna, outra luxuosa… voltaria em todas, mas gostaria de ter degustado na Tokara! Se você tiver apenas um dia e puder escolher duas ou três, eu diria para ver qual se identifica mais com seu perfil e o tipo de vinho que você gosta de beber, mas com certeza, se seguir esta lista, não cairá em nenhuma furada! Eu particularmente adoro Chardonnay e Shiraz e provei ótimas opções!

Para quem também gosta de azeites de oliva como eu, Stellenbosch também tem uma vinícola que produz um super premiado, a Morgenster Estate, que com certeza seria a sexta que eu visitaria! Como não tivemos tempo, passei no mercado e comprei o azeite ali mesmo! Aliás o mercado do centro de Stellenbosch está cheio de rótulos de vinhos também e com preços iguais aos das vinícolas!

De qualquer forma são mais de 150 e tenho certeza que se nenhuma dessas lhe agradar, alguma agradará!

Espero que tenham gostado das reviews e das minhas sugestões para aproveitar esta cidadezinha especial!

Beijos e obrigada pela visita! Até o próximo post!

Para saber mais sobre a África do sul, acessem meus outros posts da série:

Ah, e aqui embaixo está o nosso mapa com todos pontos citados nesse e nos outros posts da África do Sul.

(Visited 547 times, 1 visits today)

Comentários:

  • 1 de agosto de 2017

    Parabéns pelo post! Dicas valiosas! Vamos passar Reveillon na região e aproveitaremos várias dicas

    responder…
  • Renata

    30 de novembro de 2017

    Adorei o blog. Muito obrigada pelas dicas! Abs

    responder…
  • Daiane

    28 de fevereiro de 2018

    Adorei teus relatos. Estou indo para Cape Town amanhã e, com certeza, devo aproveitar as tuas dicas. Obrigada.

    responder…
  • Raquel

    13 de março de 2018

    Excelente post! Parabéns! Obrigada pelas dicas.
    Pretendo ir a Stellenbosch de Uber, você acha que fica viável visitar as vinícolas sem carro alugado? Tem serviço de uber ou algo parecido para isso?
    Muito obrigada

    responder…
  • Thiago

    5 de maio de 2018

    Olá, Natália!
    Muito bom o tour pela cidade!
    Quando foi feito a sua viagem? Estou planejando ir em agosto.. será que chove muito nessa época?

    responder…
  • Priscila Nakayama

    29 de agosto de 2018

    Oi Natália, tudo bem? Estou adorando as suas dicas, bem detalhadas 🙂 Em Outubro agora completo 1 ano de casada e irei com o meu esposo para a Africa do Sul, faremos 2 dias de safari no Kruger e depois seguimos direto do aeroporto para Stellenbosch, onde dormiremos 1 noite (infelizmente não temos maior disponibilidade) para o tour de vinícolas. Minha idéia é iniciar o tour por Stellenbosch e concluí-lo em Franschhoek, tinha ouvido falar que é tranquilo pegar Uber, mas em cape Town, por isso achava que teria que alugar carro nessa região, embora não nos agrade muito a combinação bebida e direção (isso é tranquilo por lá??) Será que é fácil fazer esses deslocamentos de uma vinícola a outra, em duas regiões, sem perder muito tempo de Uber? Na verdade ainda não encontrei ninguém que o tenha feito para compartilhar a experiência 🙁 Desde já, agradeço.

    responder…
  • Tamine

    14 de setembro de 2018

    Oi Natália!
    Você teve que reservar a degustação de vinhos também?

    responder…
  • India Estrella Zornig

    3 de outubro de 2018

    Olá Natália , já reservamos os restaurantes, mas não encontrei links nas vinícolas pra agendar degustação. Chega e marca na hora ou pede pro hotel reservar?? Recentemente em Portugal, reservamos pelos sites.

    abraços

    responder…

envie um comentário