Top

Oi Pessoal!

Então… Cheguei ao meu último post sobre os dias de trekking. Ainda teremos um post especial sobre lista de equipamentos necessários com links e um de curiosidades e coisas que todo mundo deve saber antes de ir. Espero que tenham gostado  de me acompanhar até aqui e se divertido como eu me diverti contando um pouco sobre essa incrível experiência! Espero que as dicas também tenham sido úteis para quem pensa em um dia se aventurar pelo Nepal!

Depois de chegarmos até o Campo Base, de toda a emoção e comemoração (com direito a dancinhas animadas de música nepalesa nos Lodges!), começamos a voltar até Lukla, de onde pegamos o voo de volta até Khatmandu!

2016-10-16-gorak-shep-dingboche-29 Paisagens incríveis na volta!

2016-10-18-deboche-monjo-11 Pudemos ver bem lugares que estavam com tempo fechado na ida!

2016-10-18-deboche-monjo-49 Ama Dablam esplendoroso!

Estes 4 dias foram espetacularmente bonitos, com céu aberto, sol e uma paisagem maravilhosa! Até uma parte voltamos pelo mesmo caminho e depois fomos até Pangboche de Cima, onde visitamos a casa do Lama  mais importante da região. Ali todas as expedições e escaladores param antes de subir o Everest para pedir um tipo de bênção e  “permissão”, e quando conseguem chegar ao cume, voltam com uma foto para deixar na parede da casa!

2016-10-17-dingboche-pangboche-monastery-deboche-48

Paulo recebendo a katha abençoada do Lama de Pangboche!

2016-10-17-dingboche-pangboche-monastery-deboche-65

Amarrando a katha em uma das muitas pontes. Nepaleses acreditam que fazendo isso, jogamos nossos desejos e coisas boas ao vento, para o universo. As pontes estão lotadas de kathas!

2016-10-18-deboche-monjo-67

Vista do Nuptse, Lhotse e Everest!

2016-10-16-gorak-shep-dingboche-18

Vista do Memorial dos Sherpas com helicóptero de resgate. Muitos helicópteros sobrevoam a região todos os dias.

Depois dali seguimos até chegarmos em Namche, onde paramos na  Herman Bakery, lugar onde eu comi uma torta de maçã incrível e onde é seguro comer sanduíches também. E são deliciosos! Digo seguro por conta da higiene dos locais no Nepal. Já que a estrutura é precária, não é em qualquer lugar que se pode pedir sanduíche com salada, chá gelado por causa da água, etc.

2016-10-18-deboche-monjo-71

Chegando a Namche Bazaar

Depois de nos deliciarmos na Bakery, seguimos até Monjo, onde dormimos, e onde é também a saída do Sargamatha National Park. No outro dia, após um belo café da manhã, alegres, seguimos até Lukla! Nossa última parada antes de seguir para Kathmandu.

2016-10-19-monjo-lukla-4

Pessoal se preparando para a última saída, de Monjo até Lukla!

Lukla é um vilarejo pequeno, com uma rua principal cheia de lojinhas mais voltadas para locais. Não espere aqui algo como Namche. Tem um Starbucks Fake também. Nos últimos 3 Lodges da viagem, em Dingboche, Monjo e Lukla, tínhamos chuveiro e banheiro dentro dos quartos. Muito bom!

2016-10-19-monjo-lukla-7

Vendinhas no caminho até Lukla!

2016-10-19-monjo-lukla-25

Fake Starbucks, aqui ninguém escreve seu nome no copo, mas tem até caneca pra comprar!

2016-10-19-monjo-lukla-3

Lukla Tenzing-Hillary airport

O lodge em Lukla ficava exatamente na frente do aeroporto, de onde pudemos assistir vários pousos e decolagens. Como tivemos que chegar ao trekking de helicóptero, estávamos ansiosos pela nossa partida dali no dia seguinte!

Sobre voar de Lukla

Todo mundo teme este aeroporto, por ser considerado um dos mais perigosos do mundo, com sua pista curta, com pouco mais de 500 metros, numa encosta de montanha com tempo instável, já que o tempo fecha muito rápido nesta região. Porém, será que ele é tão perigoso assim? Num dia comum, chegam em torno de 20 vôos em Lukla, e até hoje apenas um acidente fatal foi registrado na pista, em 2008, matando 18 pessoas. Desta forma, voar para lá, mesmo que em aviões pequenos e que não inspiram tanta confiança, não é tão arriscado quanto parece, mas é sim de dar um frio na barriga!

Então… o embarque no aeroporto é tão louco. Os bilhetes não têm nome, apenas o número do vôo a caneta e deu. Não tem scan para bagagens, apenas uma revista muito básica e é uma confusão geral o check in. Na sala de embarque, a confusão é a mesma. Uma funcionária grita o número do vôo que está saindo e como eles devem partir rápido (sai um a cada 5 minutos em média), quem é chamado deve correr pro avião.

Nossa última foto da turma reunida antes de partir!

Nossa última foto da turma reunida antes de partir!

Nessa hora, mal dá tempo para ter medo, ou pensar em qualquer coisa. Entramos correndo no avião e quando menos nos damos conta, ele já está descendo pela pista! E lá vamos nós embora desse lugar fantástico, voando baixo, com uma vista incrível das montanhas. Nessa hora a saudades de tudo que vivemos nos 15 dias de trekking já é grande e a felicidade por ter completado essa aventura me enche de alegria e traz, involuntariamente, um sorriso no rosto!

Esse vídeo mostra um pouco sobre como é voar de Lukla! Quem encararia??

Para ler os outros posts sobre o Nepal acesse os links!

Veja aqui os outros posts dessa série:

• Bem vindos ao Trekking até o Campo Base do Everest – A trilha mais bonita do mundo!
• Trekking ao Campo Base do Everest – Dias 1, 2 e 3
• Trekking ao Campo Base do Everest – Dias 4, 5 e 6
• Trekking ao Campo Base do Everest – Dias 7, 8, 9 e 10
• Trekking ao Campo Base do Everest – Lista completa de equipamentos

(Visited 297 times, 1 visits today)

Comentários:

  • Leticia

    5 de janeiro de 2017

    Natalia amei seu relato!! Pretendo fazer essa viagem ano que vem e já estava pesquisando sobre a Morgado Expedicoes… agora tenho certeza que é com eles que vou fechar essa viagem. Você pode passar mais detalhes de como foi o preparo físico. Ansiosa pelo posto dos equipamentos 🙂

    responder…
  • Zé Paulo

    4 de janeiro de 2018

    Me restou uma dúvida… Ao longo da sua ida vc sempre relatou que estava mal, cada dia tinha uma coisa diferente.
    E na volta como foi? A mesma coisa? Foi de Boa?

    responder…

envie um comentário